domingo, 15 de janeiro de 2012

Honras militares em Paris no adeus ao presidente da Guiné-Bissau

Saída da urna de Malam Bacai Sanhá no Aeroporto de Orly em Paris a 14 de Janeiro de 2012

Saída da urna de Malam Bacai Sanhá no Aeroporto de Orly em Paris a 14 de Janeiro de 2012

O avião privado do presidente senegalês descolou às 10h35 do Aeroporto parisiense de Orly levando a urna do chefe de Estado da Guiné-Bissau. Honras militares foram prestadas a Malam Bacai Sanhá no adeus ao presidente guineense falecido em Paris na segunda-feira de doença prolongada.

O ministro da cooperação, Henri de Raincourt, e o general de brigada, Denis Heck, foram as autoridades que representaram a França na cerimónia de adeus a Malam Bacai Sanhá em Paris.

Membros do corpo diplomático acreditados na capital francesa, com destaque para países lusófonos, estiveram representados no Aeroporto de Orly, ao sul de Paris, para além de membros da comunidade guineense.

A reportagem da RFI ouviu alguns populares, caso da viúva do antigo primeiro-ministro Paulo Correia.

Guineenses no adeus em Paris a Sanhá

14/01/2012

Guineenses no adeus em Paris a Sanhá
 
Ouvir reportagem
(01:05)
 

Todos eles vieram prestar tributo ao presidente da Guiné-Bissau falecido na segunda-feira no Hospital militar parisiense de Val de Grâce vítima de doença prolongada.

Uma doença que não lhe terá dado tréguas ao longo dos pouco mais de dois anos de presidência, obrigando-a ser internado com alguma regularidade tanto em Dacar como em Paris.

Sanhá fora evacuado para Dacar e, depois, para Paris, já a 22 de Novembro de 2011, acabando por falecer na passada segunda-feira.

Na hora do adeus foram-lhe prestadas honras militares, a filarmónica da guarda nacional republicana entoou música fúnebre, para além dos hinos nacionais guineense e francês.

Embarcaram no avião de 40 lugares a comitiva de próximos de Malam Bacai Sanhá, incluindo a viúva e o seu filho e os mais próximos assessores do presidente defunto.

O aparelho privado do presidente senegalês Abdoulaye Wade chegou a Bissau depois das 15 horas, hora local.

Honras militares no Aeroporto de Orly em Paris perante a urna do presidente guineense Malam Bacai Sanhá

Miguel Martins/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário