sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Detida directora financeira do Ministério da Energia, Indústria e Recursos Naturais

Bissau – A Directora Administrativa e Financeira do Ministério da Energia, Indústria e Recursos Naturais, Epifânia Sousa Rodrigues, o Chefe de Gabinete do ministro da Energia, Cesário Augusto Correia, e o ex-Director-geral da Geologia e Minas, Alziro Adriano da Silva, foram detidos esta quinta-feira, 5 de Janeiro, pela Policia Judiciária (PJ) guineense.

A informação foi apurada  junto da PJ, relativamente ao mandado de prisão decretado pelo Ministério Publico, no âmbito de um processo de investigação sobre a extracção de Jazigo de Mineiro Pesado, na Praia de Varela, no Sector de São-Domingos, região de Cachéu, norte do país.


De acordo com a nossa fonte, trata-se de um processo no qual os responsáveis da Direcção-geral da Geologia e Minas concederam, simultaneamente, às empresas russas, chinesa e holandesa, licenças para os efeitos de extracção e exportação de Jazigo nesta estância turística de Varela.


O referido processo não terá obedecido a normais e procedimentos legais, no que diz respeito aos recebimentos considerados ilícitas de valores destas licenças, assim como a questão da falsificação de facturas de pagamentos entre as partes envolvidas no negócio.


Perante esta situação, o Governo, através do ministério da Tutela, havia cancelado a exportação de três contentores de arreias que, no ano passado, se encontravam estacionados no Porto de Bissau.


Segundo apuramos  e relativamente a estes contentores, os mesmos viriam a desaparecer a partir do Porto de Bissau, tendo sido mesmo exportados para a China.


Perante esta situação, a justiça foi obrigada a actuar em defesa do interesse público e do património do Estado.


Recorde-se que esta foi a segunda detenção no âmbito deste mesmo processo, para o ex-director-geral da Geologia e Minas, tendo sido a primeira em 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário