sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cabo Verde: Livro sobre Aristides Pereira é apresentado hoje na Praia

Publicação pode provocar desconforto a camaradas

Praia - É lançada, esta sexta-feira, 27 de Janeiro, na Praia, a obra «Aristides Pereira, Minha vida, nossa história», do jornalista cabo-verdiano José Vicente Lopes e que aborda a vida do primeiro Presidente da República e ex-companheiro de Amílcar Cabral na luta pela independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.

O livro-entrevista, que narra a história de Aristides Pereira desde o seu nascimento na Boavista, em 1923, até à sua morte, em Setembro de 2011, em Portugal, promete «provocar algum desconforto, ou até pior em alguns camaradas vivos», apurou a PNN junto de uma fonte que teve acesso à obra.


Uma vez mais, a morte do fundador e líder histórico do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Amílcar Cabral, é abordada, agora por Aristides Pereira, que fala dos bastidores desse acontecimento que, depois de quase 40 anos, continua envolto em mistério e dúvidas.


José Vicente Lopes começou a preparar este livro em 2003, após Aristides Pereira ter lançado a sua obra «Meu testemunho - Uma Luta, Um Partido, dois Países», altura em que o desafiou a fazer algo centrado na sua pessoa, ou seja, no seu percurso pessoal.
Na obra produzida por Marilene Pereira, o autor resgata a figura que foi Aristides Maria Pereira, o primeiro Presidente de Cabo Verde, numa bibliografia onde o escritor fala da infância, adolescência e da procura de vida na Praia, até 1948.


O livro, de 496 páginas, traz detalhes dos anos passados por Aristides Pereira na Guiné-Bissau e em Conakry, até chegar à luta armada, onde conviveu com Amílcar Cabral, a morte do líder, a negociação para a independência de Cabo Verde e os 15 anos que esteve à frente dos destinos do arquipélago.


A abertura política em Cabo Verde em 1990 é outro assunto analisado no livro e no qual, ao contrário do que circulou e ainda persiste na ideia de muitos cabo-verdianos, pode saber-se que o antigo Chefe de Estado foi a favor desse processo que levou o país à suas primeiras eleições democráticas, em que o então Presidente concorreu e perdeu.


Falecido em Setembro de 2011, pouco tempo depois de ter concedido a José Vicente Lopes as últimas entrevistas, Aristides Pereira pode agora ser ser revisitado nesta obra que, além de muitas fotografias que a ilustra, traz uma adenda de aproximadamente 10 páginas com informações e imagens das cerimónias fúnebres do primeiro Chefe de Estado cabo-verdiano.


Jornalista, ensaista e contista, José Vicente Lopes foi o primeiro Presidente da Associação de Jornalistas de Cabo Verde, de 1990 a 1994, trabalhou nos jornais «Vozdipovo» e «A Semana», e foi correspondente da BBC, em Londres, e dos jornais portugueses «Público» e «Expresso». Actualmente integra o colectivo do jornal A Nação.


A sua primeira obra é intitulada «Os bastidores da Independência», considerada como incontornável para quem quer conhecer a história de Cabo Verde, tendo publicado em 2010 «Tarrafal/Chão Bom – Memórias e Verdades», que provocou especial brado em Portugal e Angola. Tem também publicações no campo da ficção.

A apresentação da obra «Aristides Pereira, Minha vida, nossa história», que acontece hoje na Biblioteca Nacional, na Praia, está a cargo do historiador e actual ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação António Correia e Silva.

1 comentário:

  1. Saudações.
    Sou angolano e vivo em Portugal.
    Como posso adquirir o livro sff?

    ResponderEliminar