quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Arrancou processo eleitoral na Guiné-Bissau

Arrancou processo eleitoral na Guiné-Bissau

O presidente da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau empossou, esta quarta-feira, os nove presidentes das Comissões Regionais de Eleições. Foi, assim, dado o início efectivo ao processo para as presidenciais antecipadas de 18 de Março.

Desejado Lima da Costa, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) empossou hoje os responsáveis das Comissões Regionais de Eleições (CRE), os mesmos que trabalharam nas últimas eleições, em 2009. Aos presidentes das CRE, Desejado Lima da Costa pediu dedicação e esforço redobrado.

O presidente da CNE aproveitou o momento para apelar ao Governo e à comunidade internacional para disponibilizarem "em tempo útil" os apoios financeiros anunciados para o processo eleitoral.

Ouvir (01:38)

Mussá Baldé, correspondente em Bissau
(01:38)
  

Noutro plano da actualidade guineense, o Ministro das Finanças, José Mário Vaz, anunciou o aumento entre 3% e 5% e já a partir de amanhã dos salários dos funcionários públicos. Pela primeira vez, o executivo guineense fixou o salário mínimo nacional em 30 mil francos CFA (cerca de 46 euros).

As palavras do Ministro das Finanças foram recolhidas pela agência Lusa. José Mário Vaz, que aproveitou para anunciar que até Março poderá haver um orçamento rectificado, devido a recursos aguardados de instituições como a UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana), o BOAD (Bando Oeste Africano de Desenvolvimento) e BADEA (Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África).

Ouvir (00:21)

José Mário Vaz, Ministro guineense das Finanças
(00:21) 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário