quarta-feira, 13 de outubro de 2010

UA apela aos Bissau-Guineenses para reconciliação

Dakar, Senegal - O representante especial da União Africana (UA) na Guiné-Bissau, Sebastião Isata, apelou segunda-feira aos Bissau-Guineenses para se reconciliarem.


O diplomata angolano ao serviço da UA lançou este apelo durante um encontro mantido segunda-feira de manhã em Bissau com o bispo católico desta cidade, Kamnate Nabisin, no quadro dos esforços tendentes à reconciliação do povo guineense.


Numa entrevista, por telefone, Sebastião Isata disse que o encontro versou sobre o papel que a Igreja Católica pode desempenhar na moralização da sociedade e na pacificação dos espíritos.
Nessa ocasião, o diplomata angolano recordou o ensinamento do Santo Tomás de Aquino que, na sua suma teologia, dizia: "lá onde o pecado abunda, o perdão superabunda".


Contudo, acrescentou o representante especial da UA na Guiné- Bissau, "para que tal aconteça, é necessário que cada Guineense se reconcilie consigo mesmo".


Isata disse igualmente que a "verdadeira reconciliação passa pelo arrependimento, pela redenção e por um diálogo sinceiro, positivo e construtivo a nível de todos estratos da sociedade guineense".


No quadro do mesmo espírito, o representante especial da União Africana (UA) avistou-se, no mesmo dia, à tarde, com a presidente do Tribunal Supremo da Guiné-Bissau, Maria do Céu Monteiro.


Durante o encontro, afirmou Isata, foi realçado o papel do Tribunal Supremo enquanto guardião da legalidade democrática na consolidação do Estado de Direito e da normalidade constitucional na Guiné-Bissau.


É de notar que é o segundo encontro mantido pelo representante especial da UA na Guiné-Bissau com a presidente do Tribunal Supremo do mesmo país desde a sua chegada a bissau a 3 de Outubro último.

Sem comentários:

Enviar um comentário