quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ONU disposta a mobilizar apoios para missão de estabilização

0,a88f03e3-da76-40f4-95d2-59d872f1ffe5 Bissau - O representante do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau disse hoje (terça-feira) que as Nações Unidas estão dispostas a mobilizar apoios para a missão de estabilização do país, mas é preciso que as autoridades guineenses tenham uma posição clara nesse sentido.

"As Nações Unidas estão aqui para ajudar. Se houver um pedido claro feito nesse sentido pelas autoridades, haverá essa disponibilidade para apoiar e a ONU estará comprometida nas questões de mobilização e apoio, mas terá que haver uma posição clara nesse sentido manifestada pelas autoridades da Guiné-Bissau", afirmou Joseph Mutaboba.

O representante do secretário-geral da ONU falava no final de um encontro com o Primeiro - ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.

"Estou de regresso de uma longa visita à Europa, onde falei com os parceiros, que estão dispostos a manter o seu apoio à Guiné-Bissau, mas ao mesmo tempo estão à espera de respostas, de sinais positivos, da parte das autoridades da Guiné-Bissau para manterem esse seu compromisso com o país", disse Mutaboba.

Joseph Mutaboba realizou um périplo por vários países europeus para pedir apoio para a reforma do sector de defesa e segurança na Guiné-Bissau.

A União Europeia suspendeu a sua missão para a reforma do sector de defesa e segurança no país na sequência da intervenção militar do passado 01 de Abril, que culminou com a detenção e afastamento do almirante Zamora Induta da chefia das Forças Armadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário