quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Angola abre linha de crédito de 25 milhões de dólares para a Guiné-Bissau

Bissau,  21 Out - Angola concedeu à Guiné-Bissau um apoio orçamental de 12 milhões de dólares, uma linha de crédito de 25 milhões de dólares e o perdão da dívida guineense, anunciou quarta-feira em Bissau o ministro da Geologia, Minas e Indústria de Angola.


“A Guiné-Bissau tem um défice orçamental de 12 milhões de dólares e Angola vai cobrir esse défice o mais rapidamente possível”, afirmou Joaquim Costa David.


Relativamente à linha de crédito, o ministro angolano disse que a mesma será utilizada para apoiar iniciativas de empresários dos dois países, de guineenses ou de angolanos em parceria com guineenses, que pretendam investir na Guiné-Bissau.


Ainda no âmbito da cooperação bilateral, o ministro angolano disse que o governo de Angola vai dar um apoio mais significativo ao projecto de uma empresa angolana para a exploração mineral de bauxite, no sul da Guiné.


Segundo o ministro, o governo de Angola vai apoiar de “forma mais incisiva a empresa a realizar os seus objectivos na Guiné, para bem dos dois países, e essa ajuda vai incidir sobre a exploração do bauxite, melhoria do porto de Buba e do caminho-de-ferro”.


O sector da comunicação social foi outro dos assuntos abordados nas discussões sectoriais que decorreram entre segunda-feira e quarta-feira, com Angola a determinar dar uma ajuda imediata à Televisão da Guiné-Bissau, que não emite há mais de dois meses.


Os angolanos também vão ajudar na melhoria das condições de trabalho da rádio nacional, agência de notícias e imprensa escrita estatal.

Sem comentários:

Enviar um comentário