sábado, 29 de setembro de 2012

Pagamento dos salários de Outubro está comprometido

Bissau - O pagamento dos salários aos funcionários públicos referente ao mês de Outubro pode estar comprometido.

O sindicato do Ministério das Finanças guineense cumpriu, quinta-feira 27 de Setembro, o último de três dias de greves em curso nesta instituição, desde o dia 25 de Setembro.


Em causa está o não pagamento dos subsídios de cinco meses aos funcionários do Ministério das Finanças, pelo Governo de Transição.
Entre as instituições mais afectadas, cujas consequências são imediatas com a referida paralisação, consta a Direcção-geral das Alfândegas com os seus respectivos postos aduaneiros em todas as regiões do país, bem como a Direcção-geral de Contribuição e Impostos da Guiné-Bissau.


As duas direcções são as maiores fontes em termos de arrecadação de receitas para o tesouro público, uma vez as mesmas, provenientes das pescas, são agora insignificantes. Devido ao golpe de Estado, a União Europeia está a retirar os seus barcos das águas territoriais da Guiné-Bissau.


Desde que o Governo Ilegítimo de Transição foi implantado no país, o Executivo apenas pagou um mês, dos seis que estava em dívida, aos funcionários das finanças.


A presente paralisação deveria ter tido lugar há semanas mas, no entanto, foi protelada, a pedido do Ministro das Finanças, que disse que as reivindicações em causa iriam ser atendidas em tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário