sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ONG portuguesa FEC lança projecto escolar que inclui saúde, agricultura e cidadania

Bissau - A Fundação Fé e Cooperação (FEC), uma organização não-governamental portuguesa para o desenvolvimento, vai começar na Guiné-Bissau um projecto na área da educação que inclui também aulas de cidadania mas até de saúde ou agricultura, noticia a
hoje (quinta-feira) a LUSA.  

A FEC está na Guiné-Bissau desde 2001, onde tem como principal missão promover ensino básico de qualidade, e colabora com escolas comunitárias, privadas e de auto-gestão. Desenvolveu até 2009 o projecto "Mais Escola" e depois o "Djunta Mon", que terminou no final de Agosto de 2012.  

A partir de agora, explicou hoje à Agência Lusa a coordenadora do programa na Guiné-Bissau, Sofia Alves, vai iniciar-se o projecto "Skola i di nô" (A escola é nossa), tendo chegado esta semana a Bissau um grupo de 10 técnicos portugueses que vão fazer parte da iniciativa.  

Até agora, a FEC, explicou a responsável, tem estado centrada na formação de professores (pedagogia e didáctica da matemática, do português e das ciências integradas) e tem no país um grupo de técnicos na área da administração escolar e educação.  

Mas agora com o fim do programa "Djunta Mon" a FEC quer ir mais longe. "Estamos a pensar num programa integrado" que contemple áreas como a água e saneamento, a saúde, a alimentação e a cidadania, explicou.  

"Quando tenho uma escola tenho um ponto de água, tenho latrinas, tenho de saber gerir a água, tenho de ter saúde, saneamento, tenho de saber onde coloco as latrinas. E se quero a sustentabilidade da escola, e tendo em atenção que as pessoas vivem essencialmente do sector primário, a agricultura, essa escola tem de desenvolver competências nessa área. Então faz sentido
desenvolver hortas escolares", exemplificou Sofia Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário