quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Finalistas guineenses recebem bilhetes de avião, mas burocracia russa dificulta regresso

Os 22 finalistas guineenses receberam os bilhetes de avião para poderem regressar ao seu país no próximo sábado, mas as barreiras burocráticas russas poderão impedir a saída dos estudantes.

"Recebemos a cópia dos bilhetes e o nosso embaixador comunicou-nos que a data da partida será 22 de setembro, ou seja, no próximo sábado", declarou à Lusa Carfa Mané, porta-voz dos estudantes da Guiné-Bissau.

"Mas, agora, encontramo-nos nos serviços de imigração da Rússia para conseguir a autorização de saída do país, visto que já nos encontramos numa situação ilegal", acrescentou.

O visto de permanência na Rússia dos estudantes guineenses terminou há cerca de duas semanas e, segundo as leis russas, eles só poderão abandonar o país depois de regularizar novamente a sua situação.

"Foram-nos colocadas duas formas de resolver o problema. Ou pagamos uma multa por permanência ilegal no país, ou somos deportados. Ora ambas são inaceitáveis para nós", explicou Carfa Mané.

Segundo o finalista guineense, os estudantes nem têm dinheiro para pagar a multa, nem querem ser deportados, porque, no último caso, ficarão proibidos de entrar na Rússia nos próximos cinco anos e "alguns de precisarão voltar antes por razões familiares ou académicas".

Segundo a lei russa, se o visto de permanência na Rússia caducar, o portador do passaporte terá de desembolsar cerca de 150 euros para sair do país.

"Onde é que vamos buscar esse dinheiro? Pedimos à nossa embaixada que enviasse um funcionário para resolver o problema, pois não queremos perder esta oportunidade de regressar a casa", frisou o finalista.

Sem comentários:

Enviar um comentário