sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Estudo sobre perfil e potencial da diáspora guineense em Portugal e França

Bissau - Em resposta a uma solicitação do Governo guineense, a Organização Internacional para as Migrações (OIM), através de financiamento do Fundo de Desenvolvimento da OIM e com a coordenação científica do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), concluiu um perfil da diáspora guineense em Portugal e França, ligando-o às prioridades de desenvolvimento deste país.

O crescente reconhecimento por parte da Guiné-Bissau acerca da importância da sua diáspora enquanto recurso para o desenvolvimento do país, surge num contexto de relativa ausência de recursos humanos altamente qualificados em sectores-chave para o desenvolvimento da nação, particularmente nas áreas da Saúde, Educação e Agricultura.


Este reconhecimento do papel da diáspora enquadra-se também num apoio significativo prestado pela mesma ao desenvolvimento local nos sectores-chave mencionados.


O estudo-diagnóstico iniciado em Junho de 2011, contou com a participação científica do Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) e da Universidade Técnica de Lisboa. A acção foi implementada pela Missão da OIM Lisboa.


«O estudo ajudou-nos a perceber melhor de que forma as comunidades guineenses em Portugal e em França contribuem para as suas regiões de origem, mas também nos permitiu identificar o seu perfil, as suas competências, e o potencial que isso representa para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. A investigação oferece-nos várias direcções de acção para operacionalizar este potencial e aumentar o impacto deste contributo», revelou a Chefe de Missão da OIM Lisboa, Marta Bronzin.


A análise pretende identificar o grau de envolvimento directo da diáspora guineense em Portugal e França, no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau, ao nível local e regional, bem como a existência de competências relevantes para os sectores prioritários de desenvolvimento do país de origem.


A relevância das poupanças e remessas – a nível individual e colectivo – no contributo da diáspora para as suas tabankas e regiões de origem, através de acções de cooperação e apoio nos domínios da Saúde, Educação, Infra-estruturas e Transportes, Saneamento básico e Agricultura, são questões que o diagnóstico também apurou.


Os resultados finais da investigação serão apresentados em Lisboa, a 17 de Outubro, pelas 15 horas, no escritório da OIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário