quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prisões de Mansoa e Bafatá só devem começar a funcionar em 2011

Bissau - Os estabelecimentos prisionais de Mansoa e Bafatá, na Guiné-Bissau, inaugurados oficialmente em Setembro, começam a funcionar no início de 2011, disse hoje (terça-feira) uma fonte do Gabinete da ONU para Combate à Droga e ao Crime Organizado (UNODC).

Segundo a fonte contactada pela Agência Lusa, os estabelecimentos prisionais apenas ficam equipados no final deste mês e ainda vai decorrer uma formação de supervisores para os guardas que vão operar com o novo sistema informático de gestão de dados.

Os estabelecimentos prisionais da Guiné-Bissau foram destruídos durante o conflito de 1998/99.

Em Setembro, a UNODC entregou ao Governo os estabelecimentos prisionais de Mansoa e Bafatá, reabilitados no âmbito do projecto de reabilitação do sistema prisional guineense, financiado pelo Fundo da Comissão de Consolidação de Paz das Nações Unidas para o país. 

Além das prisões de Mansoa e Bafatá, a UNODC vai reabilitar mais dois estabelecimentos prisionais em Bissau e Cachungo. 
A UNODC desenvolveu também um programa informático para o novo sistema prisional da Guiné-Bissau, para registar todas as pessoas que entram e saem dos estabelecimentos prisionais, incluindo as visitas.

O programa informático é a última fase do projecto de reabilitação do sistema prisional guineense, liderado pela UNODC e financiado pela Comissão de Consolidação de Paz da ONU para a Guiné-Bissau.

Os novos guardas prisionais do país terminaram hoje a formação ministrada pela cooperação portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário