domingo, 7 de novembro de 2010

Guiné-Bissau solicita $ 127,6 milhões a Angola

A Guiné-Bissau solicitou a Angola uma ajuda financeira de 127 milhões e 600 mil dólares americanos para apoio orçamental e projetos socioeconómicos, anunciou o ministro angolano das Finanças, Carlos Lopes.


O ministro das Finanças, que apresentava no Parlamento quinta-feira em Luanda o Memorando de Cooperação Financeira com a Guiné-Bissau para discussão e aprovação dos deputados, disse que deste montante 12 milhões de dólares americanos se destinam a apoio orçamental com vista à implementação do programa económico e a execução de investimentos públicos.


Adiantou que 25 milhões de dólares americanos serveriam para o apoio à atividade empresarial e o restante para projetos específicos no Porto da Guiné-Bissau (19 milhões), a reabilitação das vias urbanas (65 milhões) e o financiamento da comunicação social (6,6 milhões).


No entanto, a ministra angolana do Planeamento, Ana Dias Lourenço, precisou que Angola se comprometeu em apoiar o finaciamento do Orçamento Geral do Estado da Guiné-Bissau em 12 milhões dólares americanos, bem como em abrir uma linha de crédito de 25 milhões de dólares americanos para viabilizar a atividade dos empresários dos dois países.


A Guiné-Bissau solicitou também a Angola o tratamento da sua dívida externa, calculada em 38 milhões, 807 mil e 561 dólares americanos, que será alvo duma contraproposta para negociação, segundo Ana Dias Lourenço.


A ministra do Planeamento disse aos deputados que a negociação terá como base um trabalho que a Guiné-Bissau está a realizar no âmbito do programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), de onde sairá a estrutura e o perfil da sua dívida.

Sem comentários:

Enviar um comentário