quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ex-líder do PRS responsabiliza Kumba Yala pela crise interna no partido

Ex-líder do PRS responsabiliza Kumba Yala pela crise interna no partido

Bissau – O ex-líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) e ex-ministro da Agricultura Sola Nkilin Na Bitchita, responsabilizou a direcção pela situação caótica em que se encontra o partido.

O partido da oposição viu há duas semanas a sua sede encerrada por ordem judicial, devido à falta de pagamento da renda ao proprietário do imóvel. Em declarações exclusivas à PNN, Nkilin descreveu como complicada a situação vivida no interior do PRS, tendo adiantado que alguns dirigentes do partido não foram compreendidos, depois do último congresso, quando reclamavam a forma como foi composta a direcção do PRS.
O antigo ministro da Agricultura, Sola Nkilin, considerou que o actual vice-presidente do PRS, Ibraima Sori Djalo, não é militante do partido, e pergunta onde param as verbas atribuídas pelo Parlamento ao partido o qual está numa situação financeira caótica que já levou ao encerramento da sede do Partido da Renovação Social por falta de pagamento das rendas.
As críticas de Sola Na Bitchita foram ainda alargadas ao líder dos renovadores, Kumba Yala, ausente do país, que considera responsável pela composição da actual direcção do PRS que «pauta pela incompetência». «Sim, Kumba Yala é responsável pela forma como constituiu a direcção do partido», disse.
Como saída para esta situação, Sola Nkilin sugeriu chamar urgentemente de volta todos os antigos dirigentes afastados da direcção do partido, entre os quais Jorge Malu, ex-presidente do Parlamento, Artur Sanhá, antigo primeiro-ministro e Carlitos Barrai, antigo ministro das Obras Públicas e Alberto Nambeia.
Por outro lado, o ex-governante acusou o presidente em exercício do PRS, Sori Djalo, de ter conduzido o partido à situação desastrosa em que se encontra e aproveitou para informar que ele ainda continua a ser membro efectivo do partido. Outra questão levantada por Sola Nkilin, prende-se que a caducidade da actual direcção do partido e disse ser urgente convocar um congresso para analisar a vida do PRS.
Sobre a situação política do país, este político disse que desde 2009, que o cenário político da Guiné-Bissau é totalmente incompreensível, acusando o PAIGC dos acontecimentos dos dias 1 e 2 de Março de 2009, que culminaram com as mortes do Presidente da República, «Nino» Vieira e de Baptista Tagmé Na Waie, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.
Por outro lado, Sola Na Bitchita felicitou o golpe militar do dia 01 de Abril, tendo mostrado o seu desacordo com a posição da comunidade internacional relativamente às condenações deste acto, assim como das suas exigências no que diz respeito à libertação do ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta, ainda detido em Mansoa.
Sumba Nansil

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário