segunda-feira, 3 de agosto de 2015

UE atribui 500 mil euros a projetos da sociedade civil da Guiné-Bissau

A União Europeia (UE) vai apoiar com cerca de meio milhão de euros um conjunto de organizações da sociedade civil da Guiné-Bissau, anunciou hoje a delegação da UE em Bissau.

Uma fatia de cerca de 400 mil euros vai ser entregue a cinco organizações que vão desenvolver projetos em diferentes áreas, da agricultura à justiça.
O dinheiro vai servir para "reforço da boa governação interna das organizações beneficiárias e da sua capacidade de influência política" para acompanhar a produção de legislação e políticas públicas seguidas na Guiné-Bissau, refere a UE em comunicado.
Os projetos financiados vão ter uma duração de seis meses e vão servir para executar e acompanhar as políticas agrárias na região de Gabú (leste do país) e reforçar organizações envolvidas na gestão de recursos naturais e biodiversidade.
Vão também ser apoiados projetos de descentralização sem conflito, divulgação e análise de decisões judiciais e reforço das organizações socioprofissionais dos quadros e técnicos ligados à área da saúde.
Noutra linha de apoio, a UE vai ainda atribuir 81 mil euros para outras 15 associações "com pouca ou nenhuma experiência em gestão de subvenção mas com grande capacidade de mobilização local e forte motivação e aspiração para trabalhar".
Uma terceira subvenção da UE anunciada esta semana para a Guiné-Bissau destina-se a apoiar as televisões comunitárias com cerca de 21 mil euros.
No quadro do projeto prevê-se "o reforço organizacional das quatro televisões comunitárias através da elaboração dos estatutos, registro notarial, adquisição de equipamentos e acompanhamento técnico".
Está igualmente prevista a elaboração e produção de programas sobre educação, pesca, segurança e soberania alimentar, urbanismo e saúde e conservação de recursos naturais.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário