quinta-feira, 21 de julho de 2011

Responsável garante existência de liberdade de imprensa na Guiné-Bissau

Director-geral da Agência de Notícias da Guiné-Bissau (ANG), Salvador Gomes

Luanda – O director-geral da Agência de Notícias da Guiné-Bissau (ANG), Salvador Gomes, garantiu hoje, em Luanda, a existência de liberdade de imprensa no seu país, onde os jornalistas de diferentes órgãos exercem livremente a profissão.

Em declarações à imprensa, a margem da abertura da 4ª Assembleia Geral das Agências de Informação de Língua Portuguesa (ALP), acto presidido pela ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, o responsável disse não existir qualquer tipo de censura ou entrave à prática do exercício jornalístico na Guiné-Bissau.

Actualmente, exemplificou, está em curso no parlamento da Guiné-Bissau a discussão de um pacote de leis de imprensa, que vão regular o funcionamento do sector.

Mesmo antes destas discussões, lembrou, o sector nunca teve problemas relacionados com a liberdade de imprensa e os jornalistas nunca foram inibidos ou impedidos de praticarem livremente a sua profissão, mas sempre dentro dos limites estabelecidos pela deontologia e ética profissional.

“A Guiné-Bissau não se pode queixar de existência de casos de perseguição de jornalista ou de impedimento de profissionais do sector exercerem livremente a sua actividade”, sublinhou.

Sobre o encontro, Salvador Gomes espera que sirva para relançar a APL como um instrumento de produção e divulgação de informação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Disse esperar ainda que o encontro sirva para o reforço da cooperação entre os membros da APL e que a organização possa ser um catalisador das metas programadas pelas agências noticiosas da CPLP.

Apesar da APL estar um pouco atrasada em relação à dinâmica que a CPLP está a levar, espera que a aliança consiga doravante cumprir com os objectivos e acompanhar o desenvolvimento da comunidade lusófona.

Realçou, por outro lado, que a ANG mantém um bom nível de relações de cooperação bilateral com Agência Angola Press (Angop) e espera estreitar ainda mais os laços de intercâmbio.

Sublinhou que a Guiné-Bissau atravessou recentemente um período de conflito armado, que afectou várias estruturas, como ANG, que já está em fase de recuperação, para tal conta com o apoio da ANGOP-EP para o seu relançamento.

“Contamos com ajuda da ANGOP-EP, como um parceiro fundamental para recolocar a ANG no lugar que ocupava a nível das agências da ALP”, aventou.

Referiu que a ANG não tem muita posse e meios, mas possui qualidade no seu trabalho e muita informação para divulgar e que interessa aos países membros da ALP.

Participaram da cerimónia de abertura o vice-ministro da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho "Wadijimbi", directores nacionais do sector, administradores de órgãos de comunicação social públicos, directores gerais das agências da CPLP, adidos de imprensa, entre outras individualidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário