sábado, 16 de julho de 2011

Duas delegações de Macau a caminho do continente africano

Macau, China - Uma delegação empresarial organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e uma outra, pelo Fórum Macau, vão estar em África, na próxima semana, a promover  relações, parcerias e oportunidades de negócio, noticia hoje (sexta-feira) a LUSA. 

As comitivas, com pelo menos 20 elementos cada, partem em separado, e com objectivos distintos, mas vão cruzar-se em Luanda, capital de Angola, a primeira paragem e a única comum às duas delegações de Macau que seguem com destino a África. 

A delegação empresarial organizada pelo IPIM e chefiada pelo seu presidente, Jackson Chang, deixa Macau domingo para participar no "Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa", cuja edição de 2011 tem como palco Luanda.  

O encontro, que decorre entre 20 e 21 de Julho de 2011, inclui seminários, "workshops" e bolsas de contacto, surge no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre os organismos de promoção do comércio e câmaras de comércio dos sete países de Língua Portuguesa.

O sete países da Língua Potuguesa participaram com as respectivas câmaras de comércio, em Outubro de 2003, no Fórum para a Cooperação Económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau). 

Antes do encontro, a delegação empresarial de Macau participa ainda na inauguração da FILDA - Feira Internacional de Angola, na próxima terça-feira.

De acordo com o IPIM, depois de Luanda, a delegação empresarial de Macau participará em dois seminários, um na Cidade de Cabo, África do Sul (a 22 de Julho), e outro em Maputo, Moçambique (a 25 de Julho), regressando a dia 27 de Julho de 2011.  

Além da comitiva coordenada pelo IPIM, os Serviços do Comércio e Cooperação Económica com o Exterior de Guangdong e o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China irão igualmente organizar  delegações empresariais para a mesma actividade, refere o IPIM. 

Já uma outra delegação, organizada pelo secretariado permanente do Fórum Macau visita Angola e a Guiné-Bissau entre os dias 17 e 26 de Julho. 

A comitiva que vai rumar a Angola e à Guiné-Bissau é chefiada pelo secretário-geral do secretariado permanente do Fórum, Chang Hexi, que irá efetuar uma apresentação no dia 20 de Julho, durante o encontro de empresários em Luanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário