segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cerimónia de entrega de equipamentos na Guiné-Bissau pela Cooperação Portuguesa

PAIPA1 «A Cooperação Portuguesa, através do Projecto de Apoio à
Intensificação da Produção Alimentar – PAIPA, entregou um conjunto de equipamentos a duas comunidades das tabancas de Djana e Sucotô na Região de Bafatá.

 
transferir (1)Estes materiais visam o aumento da produção alimentar para alcançar situações de segurança alimentar e aumento de bem-estar das populações compreendendo dois tractores de 95Cv de potência, dois conjuntos de charruas para trabalhar nas bolanhas para o cultivo do arroz, dois descascadores de arroz, dois moinhos de cereais, duas motas com atrelado para transporte de alimentos para serem comercializados e duas motobombas para promover a rega.

 
transferir (2)Este projecto, que resulta da parceria entre a Cooperação Portuguesa personificada no IPAD e do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau, tem, ainda, como objectivo não só a intensificação da produção agrícola como actividades a jusante dessa mesma actividade como o transporte e a comercialização de excedentes da produção com fim de gerar renda às famílias. Para tal, além de se adquirir as duas motas com atrelado, será construído na zona de Bambadinca, um posto de venda que permitirá o escoamento dessesprodutos.

    
transferirNo terreno desde 2008, o PAIPA já conta com resultados interessantes e motivadores da sua acção presente e futura. Nesse ano, e sem utilização do tractor e respectivas charruas, produziram-se 73,5ton de arroz em 35Ha. Logo em 2009, e com recurso aos equipamentos disponibilizados, trabalharam-se 232Ha o que produziu 441ton. No ano seguinte obtiveram-se 1004ton em 416Ha. Este ano de 2011, o cenário previsto aponta para 1089Ha cultivados o que vai permitir a colheita de 2286ton do cereal.

Paralelamente, incentivou-se à produção hortícola com resultados
satisfatórios, 5.1ton de cebola, tomate e pimentão e, mais ainda, com vista a implementar uma dieta variada, implantar-se-á um pomar de citrinos (limão, tangerina e mandarina), bem como de ananás que irá promover o consumo de vitamina C nas populações.
Neste momento preparam-se acções de formação às associações de
agricultores criadas que terão a tarefa de gerir os materiais nos
domínios de contabilidade e processos administrativos.


Por força dos bons resultados e já neste ano prepara-se a expansão do PAIPA para outras três regiões da Guiné-Bissau como Gabú, Oio e
Biombo.»

P.S.

Apresentamos as nossas desculpas pelo atrazo na divulgação  desta noticia, mas mais vale tarde do que nunca!

Novas da Guiné Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário