Bissau - Mais de duas dezenas de cidadãos guineenses encontram-se detidos pelas autoridades judiciais de Cabo Verde, concretamente na Cadeia Central de São Martinho, na cidade da Praia.
A informação foi avançada pelo Cônsul-geral da Guiné-Bissau na
Praia, Cândido Barbosa.
De acordo com o diplomata, entre os detidos, que se encontram na cadeia central de Praia em São Martinho, muitos se apresentam em Cabo Verde com dupla nacionalidade e o assunto já é do conhecimento do Governo de transição guineense.
«Estive reunido com eles, que levantaram várias situações. Já informei Bissau e, com o advogado competente, vamos ver o que é possível fazer sobre a situação», disse Cândido Barbosa.
Tráfico de droga, assalto à mão armada, roubos e casos de homicídio são, de entre outros, motivos de detenção destes cidadãos guineenses em Cabo Verde.
«A maioria foi já condenada por transporte de droga do Brasil para a Guiné-Bissau, por homicídio e assaltos à mão armada», revelou o Cônsul-geral da Guiné-Bissau na Praia.
O diplomata guineense falou ainda sobre a emissão de passaportes, que disse não ter ainda nenhuma orientação por parte de Bissau no que respeita ao preço a praticar.
«Até hoje não fomos informados acerca da alteração do preço dos passaportes», revelou Cândido Barbosa.
O montante em vigor até à data está fixado em cerca de 54 mil Francos CFA, o correspondente a 9 mil escudos cabo-verdianos.
Sem comentários:
Enviar um comentário