quinta-feira, 14 de junho de 2012

Recepção oficial dos efectivos da Missang acontece sexta-feira

Angop

Tropas Especiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) numa parada.

Luanda - Uma cerimónia oficial de recepção de todos efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional que integram a Missão Militar de Angola na Guiné Bissau (Missang), realiza-se nesta sexta-feira, na unidade militar de tropas especiais baseada em Cabo Ledo.

Os efectivos da Missang, num total de 249 entre militares e polícias, estavam desde Março de 2011 na Guiné Bissau na base de um protocolo assinado entre os ministros da Defesa dos dois países, complementar a um acordo governamental ratificado pelos parlamentos de Angola e da Guiné Bissau.

A missão foi interrompida unilateralmente pelo Executivo angolano na sequência da crise interna político-militar instalada neste país, criada por altas chefias militares, e que culminou na deposição do Presidente interino, Raimundo Pereira, e do Primeiro Ministro, Gomes Júnior.

A cooperação técnica militar angolana previa uma ajuda ao programa de reforma das forças armadas e da polícia guineenses, consubstanciado na reparação de quartéis e esquadras, reorganização administrativa, formação técnica e adestramento militar, bem como a formação de efectivos em instituições de ensino militar e policial em Angola.

De acordo com o ex-comandante destas forças, tenente general Gildo dos Santos, durante a presença da Missang na Guiné Bissau, o Governo angolano gastou mais 10 milhões de dólares em projectos concebidos para benefício das autoridades de defesa e segurança guineense.

A Missang foi actualmente substituída por forças da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) comandadas pelo tenente general Guibanga Barro, do Burkina Faso.

O acto de recepção que será presidido pelo ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira Van-Dúnem, contará com a presença do Chefe do Estado Maior General das FAA, general Geraldo  Sachipengo Nunda, oficiais generais e superiores dos três ramos das Forças Armadas Angolanas (Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra) e convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário