Com o início de 2015 arranca também o Ano Europeu para o Desenvolvimento (AED 2015) um ano destinado a sensibilizar e envolver os europeus nas políticas de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia e provocar o debate em torno do lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”.
Proposto pela Comissão Europeia e adoptado por unanimidade pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, o AED 2015 constitui uma oportunidade para demonstrar o forte compromisso da União
Europeia e dos seus Estados-Membros para a erradicação da pobreza em todo o mundo.
Este ano promete ser muito significativo para o desenvolvimento, com um amplo número de intervenientes envolvidos no processo de tomada de decisões cruciais em políticas de desenvolvimento e ambientais. O 2015 é a data prevista para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, e o ano em que o debate pós-2015 global irá convergir num quadro único para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável na Assembleia Geral das Nações Unidas em Setembro. O 2015 é também o ano em que será estabelecido, em Paris, um novo acordo internacional sobre o clima.
O AED 2015 vai envolver jovens, decisores políticos, sociedade civil, setor privado, instituições académicas e intervenientes individuais para se concentrar nos seus objetivos comuns de desenvolvimento. Esta será a primeira vez que um Ano Europeu é dedicado às relações externas.
"O objectivo do Ano Europeu para o Desenvolvimento é informar os cidadãos europeus sobre a cooperação para o desenvolvimento sublinhando os resultados os resultados que a União, actuando em conjunto com os Estados membros, conseguiu alcançar como agente global", refere o Sr. Neven Mimica, Comissário da União Europeia para a Cooperação Internacional e o desenvolvimento.
"Precisamos de aumentar a notoriedade dos benefícios da cooperação para o desenvolvimento na União Europeia junto de ambas as partes: dos beneficiários mas também dos cidadãos da União Europeia. Esta é uma oportunidade única para colocar o desenvolvimento no centro das atenções do Mundo e espero que as pessoas de toda a União Europeia se juntem a nós e se envolvam neste Ano Europeu"
O AED 2015 é constituído por um grande calendário de eventos aos níveis da União Europeia, nacional, regional e local – todos se podem envolver. O Presidente da Comissão Europeia, Dr. Jean-Claude Juncker, tem lançado o AED 2015 durante uma
cerimónia de abertura de alto nível em Riga hoje.
Isto será seguido por um evento internacional sobre temas de género em 2 de Março, uma corrida de 20 km em Bruxelas em Maio e concursos criativos especiais em toda a União Europeia, por exemplo o concurso de vídeos “Shining Stars of Europe”. Outros momentos importantes nos Estados-Membros incluem as 28 lições Kapuscinski (uma em cada Estado-Membro), a presença AED2015 na EXPO2015 em Milão e a outorga do Prémio Lorenzo Natali para jornalistas.
O AED 2015 oferecerá uma ampla gama de oportunidades criativas de envolvimento em todos os Estados-Membros, desde projectos de arte e desenvolvimento a actividades com escolas e universidades e eventos desportivos de grande dimensão.
Todos os meses do ano serão dedicados a um tema especial: o enfoque de Janeiro será na posição da Europa no Mundo, em Fevereiro na educação, em Março serão cobertos temas de género e Abril será o mês da saúde.
Com eventos desde conferências de alto nível até actividades de base, o AED2015 constitui uma oportunidade real para ampliar o empenhamento dos cidadãos europeus nos temas da cooperação e do desenvolvimento.
Para mais informação sobre o calendário de eventos do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015, visitar https://europa.eu/eyd2015/
Sem comentários:
Enviar um comentário