terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Guiné-Bissau recebe barcos de fiscalização de pescas oferecidos pela Coreia do Sul

A Guiné-Bissau recebeu este fim-de-semana duas embarcações oferecidas pela Coreia do Sul para reforço da fiscalização de pescas nas águas territoriais guineenses, disse hoje à agência Lusa fonte governamental.

As duas vedetas rápidas foram entregues à Secretaria de Estado das Pescas e da Economia Marítima juntamente com material informático num pacote avaliado em 118 mil euros.

De acordo com o secretário de Estado Ildefonso de Barros, citado pela Agência de Notícias da Guiné (ANG), o gesto das autoridades sul coreanas veio colmatar algumas dificuldades no sector, nomeadamente a fiscalização na zona económica exclusiva (ZEE).

Ildefonso de Barros espera que este tenha sido apenas um primeiro passo numa estratégia de cooperação mais aprofundada com a Coreia do Sul.

A autoridade de Fiscalização da Pesca (Fiscap) na ZEE da Guiné-Bissau tem capacidade limitada, mas, ainda assim, tem conseguido detetar e deter alguns barcos de pesca em situação irregular.

Segundo dados da Fiscap, desde a entrada em funções do novo governo, em julho, até novembro, foram detidos sete navios estrangeiros a praticar pesca ilegal.

Durante mais de dois anos, abrangendo o período de transição que sucedeu ao golpe de estado de abril de 2012, as águas territoriais da Guiné-Bissau estiveram sem fiscalização.

Sem comentários:

Enviar um comentário