Em nome do Présidente do PAIGC-Secçâo França, camarada Jorge ALBINO MONTEIRO, e dos militantes que sustentaram a vida do partido, a direcçâo presta uma grande homenagem ao lider da nossa libertaçâo Amilcar CABRAL e todos os camaradas que ficaram pelo caminho.
Também prestamos homenagem à todos os patriotas que deram as suas inestimàveis contribuiçôes para a realisaçâo de sonhos dos nossos hérois :
· criar uma Naçâo
· construir esta Naçâo na base da fraternidade, justiça, unidade e progresso.
Por isso o dia 20 de janeiro, simnolisa todos os sacrificios e todas as perdas de patriotas guineenses na luta pela conquista dos seus direitos.
No dia de hoje, esta data nos leva a fazer um trabalho de reflaxão sobre a nossa mémoria colectiva para fazerrnos um diagnotisco profundo numa base racional, que nos permita de nos projectarmos para um futuro, de uma Guinée-Bissau com os seus proprios valores, a sua propia identidade cultural para construir uma paz definitiva na base da fraternidade.
Lembrar a mémoria dos combatantes da luta armada de libertaçâo e todos os patriotas que deram as suas vidas para a construçâo da Naçâo é a melhor forma de homenagear a grandeza pelo héroismo desses homens.
O triunfo da democracia na Guiné-Bissau depois das éliçôes livres e democraticas homenagea o sacrificio de todos os que permitiram a criaçâo e construçâo da nossa Naçâo Africana entre os quais o pai da Naçâo Amilcar LOPES CABRAL.
A paz e a réconciliaçâo nacional sâo uma exigencia da nossa consciência em reconhecer à impétuosa nécéssidade de réalisaçâo do idéal de uma Naçâo fraternal pela qual o povo da Guinee-Bissao e os seus melhores filhos aceitaram o sacrificio supremo.
Devemos herdar homens, idéais e valores !
Paris dia 20 de Janeiro de 2015
Vice-Présidente PAIGC Secçâo-França
CANTE Dembo
http://www.portugues.rfi.fr/africa/20150120-dia-dos-herois-nacionais
20 DE JANEIRO: HOMENAGEM AS MULHERES COMBATENTES DA RESISTÊNCIA
Pela ocasião da comemoração do 20 de janeiro "Dia dos Heróis Nacionais" de Guiné-Bissau e de Cabo-Verde.
Declaração de Marcelina Monteiro,
Comunicação Politique & Marketing
PAIGC_Secção FRANÇA
Sem comentários:
Enviar um comentário