terça-feira, 17 de março de 2015

Terrorismo Estados Unidos admitem cooperação com Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga e o combate ao terrorismo

Os Estados Unidos admitem retomar a cooperação com a Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga e o combate ao terrorismo, disse, em Bissau, o novo embaixador norte-americano para o Senegal e para o Estado guineense, James Zumwalt.
Estados Unidos admitem cooperação com Guiné-Bissau
O diplomata, residente em Dacar, terminou hoje uma visita de oito dias à Guiné-Bissau, durante a qual entregou cartas credenciais de embaixador ao Presidente da República e manteve vários encontros com elementos das autoridades de Bissau.

Questionado em conferência de imprensa sobre qual a perceção da administração norte-americana em relação aos riscos de terrorismo e tráfico de droga na Guiné-Bissau, James Zumwalt afirmou que o seu Governo está disponível para apoiar o país africano no combate aos dois flagelos.

"O terrorismo, o tráfico de droga, são fenómenos que podem tocar a todos os países. O risco existe sempre, mas no caso da Guiné-Bissau é um problema que deve ser enquadrado do ponto de vista regional" para uma reposta global, disse o diplomata americano.

James Zumwalt afirmou ter abordado a questão da contribuição americana na luta contra esses males num encontro com a ministra guineense da Justiça, Carmelita Pires.

"Agora que a Guiné-Bissau fez eleições democráticas, voltou à norma constitucional, o nosso Governo está disposto a voltar a cooperar com o país na luta contra esses fenómenos", declarou o embaixador.

Sem comentários:

Enviar um comentário