sábado, 21 de março de 2015

Ministério da Saúde declara surto de sarampo com 11 crianças infetadas

O Ministério da Saúde da Guiné-Bissau anunciou hoje que existe um surto de sarampo no país, com 11 crianças infetadas em três regiões diferentes.
Ministério da Saúde declara surto de sarampo com 11 crianças infetadas


"Queremos alertar a população" para o "surto de sarampo", referiu a ministra da Saúde, Valentina Mendes, numa declaração aos jornalistas no seu gabinete, em Bissau.

"Os pais e encarregados de educação que tenham crianças com sintomas, devem levá-las ao posto sanitário mais próximo ou a um hospital", apelou a governante.

Os primeiros sinais de Sarampo são febre alta, tosse rouca e persistente, nariz congestionado e conjuntivite.

Mais tarde surgem manchas na boca e na pele de todo o corpo.

Os 11 casos de Sarampo já detetados foram confirmados através de análises ao sangue realizadas no Laboratório Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau, depois de surgirem os primeiros sinais suspeitos nalgumas crianças.

De acordo com os dados do Ministério, há sete casos no setor de Bafatá (centro do país), dois em Bissau, dois em Tombali (Sul) e um em Cacheu (Norte).

Há pelo menos cinco anos que não eram registados casos de Sarampo na Guiné-Bissau, acrescentou a ministra da Saúde.

Para já, para enfrentar a doença, o Ministério lanço o apelo à vigilância face aos sintomas e recomenda o transporte imediato para uma unidade de saúde, caso surjam.

Sem comentários:

Enviar um comentário