quarta-feira, 11 de março de 2015

Doze Associações e ONG’s juntaram-se em Projeto de Solidariedade a favor do Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel

Nota de Imprensa

 (Guiné-Bissau). Este Centro foi fundado há 15 anos pelo pastor guineense, Domingos Té, seu director, com o fito de atender as sequelas do aumento de consumo de crack e da canabis, sobretudo entre a população jovem, sendo praticamente a única intuição do género na Guiné-Bissau e até mesmo na sub-região, o que acarreta novos desafios e constrangimentos de vária ordem que impedem, para já, o seu regular funcionamento. Atualmente conta com cerca de 70 doentes internados e outros tantos em regime de ambulatório. Muitos dos pacientes (nomeadamente mulheres) foram vítimas de abusos sexuais e de violência doméstica que acabam por estar na origem de problemas depressivos e a alterações comportamentais.



A campanha sob o lema “Todos juntos pelo Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel” tem como objetivo imediato a recolha de alimentos (todo o tipo de enlatados: carne, atum, cavala, sardinha; arroz, massas, leite em pó, bolachas, açúcar, feijão e grão, chocolate em pó, Farinha, óleo alimentar, azeite, água); medicamentos - LORSEDAL (Lorazepam 5mg); Bialzepam; sedoil; Zoleptil; zolapitina 100mg; Socian (Amisulpride); Bemperidol; Haldol 5mg; Promethezine/Fenergan); Clorpromazine; Tercean 100mg; e outros bens (roupas, calçados, livros, lençois, mosquiteiros).

Entre as Associações e ONG’ participantes no projeto destacam-se as seguintes: Afectos com Letras (Pombal), que tem vindo a desenvolver um excelente e continuado trabalho na Guiné-Bissau; a Fundação Ricardo Sanhá; o Espaço T (Porto); a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhedense (Cantanhede); a Associação Matosinhos-Mansoa (Matosinhos); a Building4Humanity (Coimbra); a Mon na Mon (Aveiro); Associação Solidaridade Guiné-Bissau (Porto); o Centro Educação Especial o Ninho (Rio Maior e Guiné-Bissau); e as Associações de Estudantes Guineenses do Porto, Coimbra e Lisboa.

Os organizadores contam com vários pontos de recolha de norte a sul de Portugal onde os interessados poderão depositar os bens: Em Lisboa: Pavilhão Multiusos de Odivelas (às quartas, quintas e sextas-feiras, horário normal de expediente; Rio Maior: Centro de Educação Especial o Ninho e na Escola Básica Fernando Casimiro; Coimbra: Instituto Universitário Justiça e Paz (a cargo da Building4Humanity); Cantanhede (a cargo da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila de Cantanhedense (sede da Associação no Pavilhão Marialvas; Aveiro: (a cargo da associação Mon na Mon – Mercado de Santiago); Porto (a cargo do Espaço T): Edfício Escola EB1, n.º 25 da Sé) e também (a cargo da Associação dos Estudantes Guineenses do Porto): Rua de Santa Catarina, n. 1480.

A campanha, coordenada pelo historiador guineense, Julião Soares Sousa, Prémio Fundação Calouste Gulbekian de História Moderna e Contemporânea de Portugal, da Academia Portuguesa da História (2011), arrancará, oficialmente, na quinta-feira, dia 12 de Março, e terminará no dia 30 de Abril de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário