A LGDH recebeu na semana passada uma carta de Jornalista António Aly Silva editor do blog Ditadura do Consenso, solicitando a intervenção desta organização junta das instituições nacionais e estrangeiras para facilitar o seu regresso ao pais.
Exmo. Sr.
Luís Vaz Martins
Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos
Praia, Cabo Verde, Fevereiro de 2014
ASSUNTO: Regresso ao país do cidadão António Aly Silva
Exmo. Sr. Luís Vaz Martins,
Desde outubro de 2012 que abandonei o meu País em virtude de ameaças contra a minha vida, isto depois de, na sequência do golpe de Estado de 12 de abril de 2012, ter sido espancado, detido e desapossado de todos os meus materiais de trabalho, sem que alguma vez alguém tivesse sido responsabilizado pelas violações dos meus direitos de cidadão e de jornalista profissional.
Desde a minha rocambolesca fuga, já vivi em Dakar - onde cheguei a ser perseguido, depois fui para Lisboa e finalmente vim para Cabo Verde, onde resido desde há quatro meses, com todas as dificuldades inerentes a quem é obrigado a viver fora do seu País – o exílio não é, decididamente, pátria que convém a ninguém.
Sr. Presidente,
Sirvo-me da presente carta de manifesto de intenção para solicitar os bons ofícios da insuspeita organização que V. dirige – a Liga Guineense dos Direitos Humanos, a fim de interceder junto das demais organizações e parceiros bi e multi-laterais da Guiné-Bissau, a saber:
ONU, EU, UA, CPLP, CEDEAO, para além das autoridades de facto da Guiné-Bissau – Assembleia Nacional Popular e todos os grupos parlamentares, a Procuradoria-Geral da República - a fim de sensibilizá-los para a iminência do meu regresso à Guiné-Bissau, a minha Pátria.
Muito me sensibilizaria se a LGDH fizesse chegar este meu apelo a toda a imprensa nacional, ao Povo da Guiné-Bissau, e faça chegar uma cópia junto de cada uma das organizações supracitadas.
Sem mais de momento, queira aceitar Sr. Presidente os protestos da mais elevada estima e votos de prosperidade na senda do progresso da Liga Guineense dos Direitos Humanos contra todos os tipos de violações dos direitos dos cidadãos da República da Guiné-Bissau.
Sou com consideração,
António Aly Silva
Jornalista
força aly um dia vai superar tudo isso, com toda certeza tu vai volta com ajuda do povo guineense. pode contar comigo rapaz....
ResponderEliminar