terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nomeado novo diretor-geral dos Serviços de Informação de Estado

O presidente José Mário Vaz, nomeou hoje o brigadeiro-general Antero João Correia novo chefe dos Serviços de Informação de Estado (SIE) para o lugar do Comodoro Bion Na Tchongo, exonerado pelo chefe de Estado.

As mudanças operadas por José Mário Vaz na direção da "secreta guineense" foram anunciadas em decretos lidos na Rádio Nacional.

a Tchongo, oficial da Marinha guineense, tinha sido nomeado para o cargo pelo comando militar que protagonizou o golpe de Estado a 12 de abril de 2012, destituindo os poderes eleitos.

O novo responsável do SIE é formado em Direito, tendo desempenhado as mesmas funções duas vezes e outras tantas como Comissário-geral da Policia de Ordem Pública, cargo que exerceu até ao golpe de Estado de abril de 2012.

Também foi cônsul da Guiné-Bissau em Paris.

Antero João Correia esteve refugiado na sede da União Europeia em Bissau durante mais de dois meses na sequência do último golpe militar sob alegação de temer pela sua segurança.

De forma dissimulada, Correia e o então ministro do Interior, Fernando Gomes, saíram então do país para o Senegal, de onde seguiram para Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário