Seis artistas da Guiné-Bissau cantaram fados de Amália Rodrigues ao som da guitarra portuguesa num espetáculo musical no passado sábado , em Bissau.
"Cantar fado é difícil. Transpira-se por todos os lados", desabafa Eneida Marta, uma das cantoras, à margem dos ensaios que já decorrem na capital guineense.
Lado a lado com ela no espetáculo "Bissau canta Amália Rodrigues" estiveram Zé Manel, Binham, Demba, Natalie Insoandé e Ryhmman, vozes habituadas às melodias guineenses.
A guitarra portuguesa esteve nas mãos de Tiago Lopes, que voou de Lisboa para Bissau para tocar neste evento - que representa a sua estreia em África.
"É algo de novo", mais que uma simples "noite de fados", por juntar vozes locais a um estilo tradicional português, destaca o músico.
Ivan e Gogui Embaló acompanharam à viola e demonstrarão empenho.
"É um projeto que mobilizou todo o mundo. Acho que correu bem", descreve Gogui.
O espetáculo decorreu no espaço aberto da delegação da RTP e Lusa em Bissau, com entrada gratuita, mediante convite, e faz parte da programação destinada a festejar os santos populares na capital.
Numa das ruas adjacentes foram instaladas bancas de comidas e bebidas e houve um segundo palco onde, após o espetáculo de fado, atuaram bandas locais durante o resto da noite, animação que se repetiu na noite de domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário