Bissau – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, destacou esta segunda-feira, 29 de Dezembro, a importância da imprensa como um serviço de interesse público.
Em declarações, durante um encontro que manteve com os representantes de órgãos de comunicação social, Cipriano Cassamá sublinhou ainda a importância de todos os trabalhadores da imprensa na difusão de informação e conhecimento contribuindo para o aprofundamento da democracia e progresso social, formação de uma opinião pública informada e esclarecida, promoção de diálogo entre o poder público e a população.
O responsável da ANP disse também que não há democracia sem liberdade de expressão. “Não há democracia sem verdadeira liberdade de expressão em todas as suas manifestações e é esta liberdade de expressão que é potenciada pelos órgãos de comunicação social, pelo profissionalismo e pela vigilância dos jornalistas, pela fidelidade das linhas editoriais de cada órgão de comunicação social aqui presente”, disse Cassamá.
Em relação à independência dos órgãos de comunicação social, Cassamá disse que não se pode falar da liberdade de imprensa sem a sua independência face as instituições políticas e outros poderes da sociedade guineense.
Durante o encontro, intitulado “aproximação entre casa parlamentar e a classe jornalística”, o responsável da ANP informou que a reunião não se justificou apenas por se tratar de uma quadra festiva que marca o fim do ano, apelando a todos para que em conjunto observem o que foi o ano político que agora termina. “Este olhar não deve apenas ser de aprovação, mas deve ser também de críticas, o que pretendo que não seja feito neste encontro de convívio”, disse.
Foi o primeiro encontro desta natureza entre a imprensa com Presidente da Assembleia Nacional Popular guineense.
Sem comentários:
Enviar um comentário