sábado, 3 de agosto de 2013

Jornalista veterana é nova directora-geral da televisão guineense

Bissau- A jornalista veterana Paula Melo é a nova directora-geral da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) em substituição de Francelino Cunha, disse à agência Lusa fonte governamental.


Francelino Cunha foi exonerado do cargo por decisão do governo, mas sem que tenham sido conhecidos os motivos. 

É a primeira vez que um dos profissionais da estação assume as funções de direcção-geral, sendo que Paula Melo, 50 anos, é também a segunda mulher a assumir o cargo - depois de Madalena de Pina. 


Formada em comunicação social na antiga União Soviética, Paula Melo trabalha na TGB há 23 anos, tendo começado um ano após a abertura da estação.


É a mais antiga apresentadora do Telejornal da estação ainda em actividade.


A agora directora da TGB ficou célebre em 2000, durante a presidência de Kumba Ialá, ao ser presa durante dois dias na qualidade de directora de antena da televisão pública que tinha lido na íntegra, no telejornal, um comunicado de um partido politico que criticava a acção do então governo.


A Televisão da Guiné-Bissau, a única do país, foi criada em 1988 com ajuda da cooperação portuguesa, mas sofre devido a equipamentos obsoletos (muitos fora do fabrico) e falta de recursos, como câmaras ou viaturas.


Não é raro deixar de funcionar durante vários dias devido a avarias recorrentes. 


Recentemente, os funcionários da estação ameaçaram entrar em greve por falta de pagamento de salários e subsídios em atraso. 

1 comentário:

  1. ola, uma chamada de atenção acerca de ex-directora da TGB Madalena ela esta viva... É bom investigar atentes de publicar.
    CostaJesualdo.

    ResponderEliminar