sábado, 26 de setembro de 2009

Guiné-Bissau: China concede seis milhões de euros para aprofundar relações
2009-09-23 15:20:04
– A China assinou com a Guiné-Bissau um acordo para cooperação técnica e assistência alimentar e financeira no valor de seis milhões de euros.
O acordo, assinado pelo ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Artur Silva, e pelo ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros da China, Xhai Jun, pretende aprofundar as relações já existentes entre os dois países. Artur Silva disse à imprensa «estar convicto de que a visita de trabalho que o governante chinês efectua à Guiné- Bissau irá sem dúvida relançar as excelentes relações já existentes entre os dois países para patamares mais altos».

Xhai Jun afirmou, acerca da assinatura do acordo, que este «constitui para ele uma satisfação muito particular ter a oportunidade de assinar em nome do Governo da China o protocolo de cooperação técnica com a Guiné-Bissau e um documento sobre o fornecimento de assistência alimentar». O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros chinês focou ainda a «vontade forte» do Governo da China de continuar a desenvolver as relações de cooperação bilateral com a Guiné-Bissau.

Prevê-se que, dos seis milhões de euros, 998 mil euros sejam direccionados para a assistência alimentar e 5,9 milhões digam respeito ao apoio financeiro. Artur Silva pediu ainda ao Governo chinês apoio para a construção da «cidade judiciária», projecto que se encontra em fase de finalização.

Xhai Jun iniciou a semana passada uma deslocação por quatro países africanos que teve início na África do Sul, passa pela Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mauritânia e que tem o intuito de «aprofundar relações bilaterais». A China tem uma presença cada vez maior em África, somando em 2008 o comércio com o continente africano a quantia recorde de 72,5 mil milhões de euros.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário