quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Noticia da LUSA

23-09-2009 17:52:45
CPLP destaca envolvimento internacional com Guiné-Bissau

Lisboa, 23 set (Lusa) - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, disse nesta quarta-feira que a participação maciça registrada na reunião do Grupo de Contato Internacional para a Guiné-Bissau atesta bem o empenho estrangeiro na estabilização do país.

Em declarações à Agência Lusa em Nova York, onde o grupo esteve reunido na terça-feira, Simões Pereira declarou estar satisfeito com a presença no encontro de representantes de países amigos da Guiné-Bissau.

Para o secretário, essa presença é "sintomática de um sentimento de que a transição chegou ao fim (…) e a comunidade internacional está pronta a mobilizar-se para ações mais concretas de apoio ao país".

Entre outros participantes, citou a presença do presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, e de diversas delegações de estados membros da CPLP e da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização regional africana que conta com a participação da Guiné-Bissau.

Sobre as iniciativas previstas para o resto deste ano pelo Grupo de Contacto, Simões Pereira destacou a marcação de uma mesa redonda em Abuja (Nigéria), para aprovar a criação de um fundo destinado ao pagamento de pensões aos militares reformados no processo da reforma das forças armadas guineenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário