sábado, 26 de setembro de 2009

Guineenses celebram independência nacional

Guiné-Bissau: Guineenses celebram independência nacional
Bissau – Guineenses organizaram parada militar para assinalar, esta quinta-feira, o 36/o aniversário da independência nacional.
Foram trinta e seis anos de um percurso sóbrio marcado por crises políticas e militares, que deixaram o tecido social e económicos frágeis. Hoje as perspectivas são de que a Guiné-Bissau reencontre o seu destino.

O novo ciclo de reposição da ordem constitucional, que agora teve início, alimenta o sentimento de esperança dos guineenses. O sentimento foi visível nas multidões que celebravam a data na Avenida Amílcar Cabral, na capital guineense, onde decorreram as cerimónias comemorativas, numa parada militar que há muito não era vista na Guiné-Bissau.

As mensagens dos grupos culturais, profissionais, militares e paramilitares, que desfilaram à frente da tribuna de honra, centraram-se no apelo à paz e à reconciliação. Um dos regimentos militares, entoando uma canção, apelou para que sejam «destruídas as armas».

Na mesma perspectiva, o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, perante uma grande assistência, disse que chegou a hora de banir a violência e pensar no desenvolvimento do país.

Lassana Cassamá
(c) PNN Portuguese News Netwo




Sem comentários:

Enviar um comentário