terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grande tensão
Guiné-Conacri: Sobe para 157 o número de mortos nas manifestações
2009-09-29 15:51:01

Conacri – Subiu para 157 o número de mortos entre os civis que saíram à rua para protestar contra a intenção de Dadis Camara se candidatar às eleições presidenciais.
Moussa Dadis Camara agendou eleições presidenciais para Janeiro de 2010 e os civis organizaram um protesto contra a sua intenção de se candidatar. As manifestações civis têm vindo a ganhar força nos últimos dias. A tensão que se faz sentir, vem na sequência do anúncio do adiamento das eleições feito por Dadis Camara.

O facto de este admitir a possibilidade de ser candidato ao próximo escrutínio, quebrando a promessa inicial de que não iria concorrer às eleições, no termo do período de transição, foi mais um factor a agravar o descontentamento dos manifestantes.

O reflexo desta nova crise em Conacri, ainda não se faz sentir em Bissau, que conta com uma grande, se não a maior, comunidade estrangeira africana. É por esta razão que, em situações de conflito, num dos dois países, no outro se sentem consequências económicas e sociais.

Lassana Cassamá

Sem comentários:

Enviar um comentário