quinta-feira, 16 de abril de 2015

Membros da Guarda Costeira da Guiné-Bissau recebem treino em navio espanhol

Uma dúzia de membros da Guarda Costeira da Guiné-Bissau recebem a partir de hoje treino em fiscalização de atividades marítimas num navio da Guarda Civil espanhola, em missão ao largo da costa guineense, anunciaram as autoridades.

null

A deslocação do navio Rio Segura enquadra-se na cooperação prestada pela Agência Europeia de Fronteiras para prevenir o tráfico ilegal de pessoas e bens.

O programa de atividades que decorre até quinta-feira inclui formação a bordo, aulas teórico-práticas e acompanhamento de inspeções de pesca.

A Guarda Civil espanhola vai ainda fazer uma avaliação das infraestruturas de vigilância costeira nas ilhas de Jeta, junto ao continente, e de Bubaque, principal povoação do arquipélago dos Bijagós.

As cerca de 80 ilhas e ilhéus da Guiné-Bissau no Oceano Atlântico e a dificuldade em vigiá-las têm sido apontadas como as principais fragilidades no controlo do tráfico de droga e outras formas de crime organizado.

Resolver estes problemas tem sido uma das prioridades apontadas pelo Governo.

"No momento que o país vive em termos de credibilidade internacional", com o regresso à norma constitucional e consolidação das instituições estatais, é preciso "ter controlo sobre migração e tráfico de droga", exemplificou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Baciro Dja, em declarações aos jornalistas na segunda-feira.

LFO // VM

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário