Mads Nissen ganhou World Press Photo 2014 com uma fotografia tirada na Rússia, dentro de um quarto onde se pode ver um casal homossexual numa cena intima.
A fotografia premiada: um casal homossexual em São Petersburgo _ Mads Nissen
Categoria: Notícias de Atualidade. Uma jovem é detida durante confrontos entre polícia e manifestantes, em Istambul _ Bulent Kilic
Categoria: Notícias de atualidade. Um sacerdote ortodoxo benze os manifestantes numa barricada em Kiev _ Jerome Sessini
Categoria: Spot News. Bombardeamento de uma posição estratégica do Estado Islâmico, em Tilsehir na fronteira com a Túrquia - Bulent Kilic
Categoria: Notícias gerais. Um paciente com ébola em estado de delírio a ser ajudado pela equipa médica, na Serra - LeoaPeter Muller
Categoria: Notícias gerais. Destruição visível numa mesa da cozinha, em Donetsk, depois de um ataque _ Sergei Ilnitsky
Categoria: Notícias gerais. Resgate de imigrantes por uma fragata italiana - Massimo Sestini
Categoria: Natureza - Anand Varma
Categoria: Natureza. Um domador de animais de circo na China - yongzhi Chu
Categoria: Retratos. Laurinda à espera do autocarro para o colégio, em Nova Gales do Sul - Raphaella Rosella
Categoria: Temas contemporâneos . Um trabalhador numa fábrica de artigos de Natal, na China - Ronghui Chen
Categoria: Temas contemporâneos. As sombras dos estudantes no recreio de uma escola na Califórnia - Tomas van Houtryve
ategoria: Histórias desportivas. Jurij Tepes durante o campeonato do mundo de saltos de Esqui, Rússia - Sergei Ilnitsky
Categoria: Notícias desportivas. Messi no final do Mundial de Futebol, no Brasil - Boa Tailing
Já foi anunciado o vencedor da World Press Photo 2014: Jon and Alez, uma foto de Mads Nissen, conta a história de um casal homossexual na intimidade da noite de San Petersburgo. O fotógrafo de 36 anos recebeu enormes elogios pela fotografia publicada no jornal holandês Politiken: “É de uma beleza inegável e enfatiza o ser humano”, disse Michele McNally, diretora de fotografia do New York Times.
O retrato de um casal homossexual é simbólico, sobretudo quando as políticas do Kremlin têm levantado críticas de homofobia pela comunidade LGBT.“Para as lésbicas, homossexuais, bissexuais, transsexuais e trangéneros (LGBT) a vida tornou-se extremamente difícil na Rússia. As minorias sexuais enfrentam discriminação social e legislativa, perseguição e até violências ataques por parrte de grupos nacionalistas e conservadores religiosos”, lê-se na nota do júri.
Em 2012 um português, Daniel Rodrigues, ganhou um dos prémios do World Press com uma fotografia tirada a crianças que jogavam futebol na Guiné-Bissau.
Concorreram ao prémio de 2014 97.912 fotografias de 5.692 fotógrafos oriundos de 131 países. Desde o concurso de 2013 que as regras ditam que as imagens não podem ser retocadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário