terça-feira, 25 de outubro de 2016

Bubo Na Tchuto regressa em ambiente festivo

O  chefe da Armada da Guiné-Bissau, contra-almirante Bubo Na Tchuto , foi libertado pelas autoridades dos Estados Unidos, onde se encontrava detido desde Março de 2013 por alegado envolvimento no narcotráfico. O militar guineense já se encontra de volta ao seu país, onde segundo o correspondente da RFI em Bissau, Mussá Baldé, foi acolhido festivamente pelos seus compatriotas.

Condenado  no  dia  4 de Outubro de 2013   a  uma pena  de prisão  de quatro anos, por  tentativa de tráfico de droga  para os Estados Unidos, José Américo Bubo Na Tchuto, cumpriu três anos  e  sete  meses. O contra -almirante  guineense  foi  detido em águas internacionais , no mês de  Março de 2013, por  agentes do DEA( Drug Enforcement Administration, serviço da polícia federal americana encarregado do combate ao tráfico de drogas), na companhia de três cúmplices. Dos  três,  Tchamy Yala  e Papis Djeme  foram   condenados respectivamente a cinco e seis anos e meio  de prisão. O terceiro  condenado  a  uma pena  de três anos, foi  posteriormente libertado e deportado para Portugal em virtude de ser cidadão do país  europeu.
Numa altura em que a  Guiné-Bissau  atravessa  um novo período de crise política, o regresso de Bubo Na  Tchuto  não deixa de suscitar interrogações no seu país.Contudo  22 de Outubro de 201, data do seu  regresso ao país  natal, foi um dia de celebração  para algumas centenas de compatriotas seus, como o confirma na sua crónica  de Bissau, Mussá Baldé. 

Sem comentários:

Enviar um comentário