quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau inicia amanhã visita a Angola

2010-09-08 170325_e359ccb1-137b-49f4-93b8-84e3da8b10fd$$EAC3638D-92E2-48EB-B88F-01A1F13BBA92$$118F5A8E-C5AB-43BF-9E18-3C3688D3B543$$img_ClassifiedDetail$$pt$$1 O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, realiza uma visita oficial a Angola a partir de amanhã e até dia 13, segunda-feira, com a agenda dominada pela cooperação económica e a reforma do sector de defesa e segurança guineense.

Angola "é um país que está muito identificado com a nossa realidade, porque tem a mesma experiência. Eu penso que como irmãos poderão dar um apoio fundamental para que possamos fazer essa reforma", declarou Carlos Gomes Júnior em conferência de imprensa.

Carlos Gomes Júnior disse, a propósito da possibilidade de Angola apoiar a reforma do sector de Defesa e Segurança guineense, que o assunto é do interesse das autoridades angolanas e que recentemente José Eduardo dos Santos manifestou essa disponibilidade ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá.

"O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Angola foi portador de uma mensagem do presidente Eduardo dos Santos para o seu homólogo guineense, na qual ele demonstrou claramente a disponibilidade e a solidariedade do governo angolano em apoiar as nossas forças armadas para no sentido de conseguirmos fazer a reforma que temos no quadro da defesa e segurança", indicou Carlos Gomes Júnior.

O primeiro-ministro guineense lembrou que não será a primeira vez que Angola apoia a Guiné-Bissau no seu programa de reforma do sector da Defesa e Segurança, citando a formação dos 250 elementos da polícia de intervenção rápida em 2005.

"O projecto não avançou dada as situações conturbadas que o nosso país tem vivido. Vamos retomar as discussões e tentar ver com as autoridades angolanas qual é a melhor forma de podermos implementar esse projecto", sublinhou Carlos Gomes Júnior.

Para o primeiro-ministro guineense o facto de o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai se encontrar em visita oficial em Angola é sinal de que as duas forças armadas já estão a dialogar sobre a possibilidade de Luanda viabilizar a reforma.

"As Forças Armadas da Guiné-Bissau e as Forças Armadas de Angola tiveram quase a mesma formação no período da luta e têm as mesmas características. Se Angola conseguiu fazer a reforma da sua força de defesa e segurança porque não (ajudar a Guiné-Bissau)?", questionou Carlos Gomes Júnior.

Sem comentários:

Enviar um comentário