sábado, 24 de abril de 2010

Guiné-Bissau vai aos Jogos Desportivos da CPLP

A Guiné-Bissau vai estar presente nos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a decorrer em Maputo entre julho e agosto garantiu à Lusa o secretário de Estado do Desporto, Fernando Saldanha.

O governante guineense contrariou as notícias veiculadas recentemente que davam conta de que a Guiné-Bissau poderá falhar os Jogos de Maputo devido à situação política que o país vive nos últimos dias. "Confirmo e reafirmo que a Guiné-Bissau vai estar presente nos Jogos de Maputo. Estamos a seguir todos os trâmites previstos, isto é, respeitando os prazos, e o governo já comunicou à comissão executiva que organiza os Jogos de que a Guiné-Bissau vai estar presente", afirmou Fernando Saldanha.

"Não obstante a situação que se vive no país, há condições para estarmos presentes nos Jogos de Maputo, aliás estamos a disputar as provas internas em diferentes modalidades", referiu o governante.

"Mesmo que a situação política fosse outra vamos participar, mas estamos com muita fé em como as coisas, em termos políticos, se vão melhorar aqui no país", sublinhou o secretário de Estado do Desporto guineense.

"Seria muito prejudicial para a nossa juventude não estivesse presente nos Jogos da CPLP, porque estes poderiam ajudar no alívio do stress que a juventude sente neste momento devido à situação do país", defendeu Fernando Saldanha para quem os Jogos da comunidade lusófona servem essencialmente para a convivência dos jovens lusófonos.

"Sempre defendi que os Jogos da CPLP são oportunidades de fomento da convivência lusófona, não são os jogos clássicos onde o ganhar é o mais importante. A Guiné-Bissau precisa hoje mais do que nunca de estar presente nos certames internacionais, sobretudo no âmbito juvenil e da CPLP", afirmou Saldanha.

"Contamos muito com a solidariedade dos países irmãos da CPLP, nomeadamente Angola, Portugal e Brasil, sem essa solidariedade dificilmente poderemos estar presentes nos Jogos de Maputo", disse o secretário de Estado do Desporto guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário