quarta-feira, 30 de abril de 2014

Ajudantes de Bubo Na Tchuto confessam culpa em Nova Iorque

Nova Iorque, (Lusa) - Dois ajudantes do antigo chefe de estado da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, acusados de tráfico de droga nos Estados Unidos, admitiram ser culpados de tráfico num tribunal em Nova Iorque.

Tchamy Yala e Papis Djeme entregaram as suas confissões esta segunda e terça-feira, admitindo ao juiz que conspiraram para traficar cocaína da Africa Ocidental para a Guiné Bissau. A droga seria depois distribuída na Europa e nos Estados Unidos.

Em abril do ano passado, Na Tchuto, Yala, Djeme e outros dois guineenses - Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - foram detidos em águas internacionais perto de Cabo Verde por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana. Os cinco homens arriscam pena de prisão perpétua.

Festival de Bubaque (Guine-Bissau) 2014- DJANUNU DABO


Ver mais : http://www.haps.tv/cPm7pYvslRc4m

Buba acolhe abertura oficial da campanha eleitoral do PAIGC com a presença do seu Presidente Domingos S. Pereira

Publicação1.pub eleições 2014 NGBO acto agendado para esta sexta-feira, 2 de Maio, vai contar com a presença do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e do seu candidato Presidencial, José Mário Vaz (JOMAV), que esteve a 28 de Abril na região de Bolama/ Bijagós, nas ilhas de Formosa, Uracane, Uno e Orango Grande, em busca dos votos do eleitorado da zona sul da Guiné-Bissau.

De acordo com o programa de trabalhos que a PNN consultou, esta terça-feira, 29 de Abril, o candidato Presidencial do PAIGC desloca-se à cidade de Bubaque, passando por Bolama, Canhabaque e Ilhas de Galinhas.

Já na região de Quinara, JOMAV vai deslocar-se, a 1 de Maio, às povoações de São-João, Farancunda, Tite e Fulacunda, devendo pernoitar na cidade de Buba.

Antes da cerimónia de abertura da sua campanha JOMAV tem deslocação marcada à Ilha de Komo, na região de Tombali, onde deverá manter encontros com os locais e com a estrutura do partido, terminando com um pequeno comício nesta localidade do sul da Guiné-Bissau.

De referir que durante o último fim-de-semana, JOMAV manteve um encontro em Bissau com o Presidente e as direcções de várias formações políticas que o vão apoiar nesta segunda volta, bem como reuniões com eleitorados de alguns círculos de Bissau.

José Mário Vaz encontrou-se ainda com o candidato independente Paulo Gomes. JOMAV parte para este segundo turno eleitoral com uma nítida vantagem sobre o seu adversário directo, Nuno Nabiam, que obteve pouco menos de 24% dos votos na primeira volta, contra os cerca de 41% atribuídos a José Mário Vaz.

Equívoco entre Guiné-Bissau e Conacri atrasa trasladação de guineense morto em Luanda

Bissau - Os restos mortais do guineense Mamadu Bobo Balde, de 45 anos de idade, encontrado morto a 23 de Março numa instalação prisional em Luanda, Angola, só chegam ao país nos próximos dias depois de ter ocorrido um equívoco esta segunda-feira, entre a Guiné-Bissau e Conakry, onde a urna foi deixada esta madrugada, num voo de uma companhia aérea.

Falando no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Luís Vaz Martins, acompanhado pelos familiares da vítima, que esperavam o corpo, confirmou o adiamento da chegada da urna funerária.


«Recebemos a notícia de ter havido um engano entre a Guiné-Bissau e Conakry. Neste momento o corpo encontra-se na República vizinha de Conacri e vamos continuar a fazer pressão para que, nos próximos dias, possam conduzir os restos mortais ao país», referiu Luís Vaz Martins.


O Presidente da LGDH considerou ainda que é preocupante a situação dos guineenses em Angola, país onde, no seu entender, o nível de violação dos direitos humanos é elevado.


«É uma situação preocupante, que demonstra a situação dos direitos humanos naquele país. Quando as pessoas são mortas pelas autoridades significa que o nível de violência do próprio Estado é muito elevado» afirmou, tendo exortado as autoridades guineenses a tomar medidas concretas de forma a prevenir que situações do género aconteçam aos concidadãos guineenses que vivem naquele país.


Mamadu Bobo Baldé, engenheiro de formação com 45 anos de idade, emigrou-se para Angola a 26 de Janeiro de 2013, com os objectivos de procurar melhores condições de vida. Este caso junta-se à morte de António Maurício Bernardo, em circunstâncias por explicar, numa das celas da 23.ª Esquadra da Polícia Nacional de Angola, a 19 de Março, para além do desaparecimento forçado, desde julho de 2012, da jornalista Ana Pereira, conhecida por «Milocas».

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ramos-Horta : Representante da ONU em Bissau anunciou que vai deixar o cargo no final de Junho

Bissau –O Representante da ONU em Bissau anunciou que vai deixar o cargo no final de Junho, data previsto para final da missão, e defendeu que quem vai ocupar o seu lugar deve falar o português ou crioulo.

José Ramos-Horta, voltou a apelar, à compreensão por parte dos professores e outros servidores de Estado em relação à situação de greve por falta de pagamento de salários, embora tenha reconhecido que os funcionários públicos no país vivem em más condições de vida.

Falando à margem da cerimónia pública de lançamento da Rede Nacional de Defensores dos Direitos Humanos, o Representante de Ban Ki-moon no país disse que compreende os sofrimentos dos professores e servidores do sector de Saúde, que há meses não recebem os seus ordenados.


«Quem há meses não recebe o seu salário e tem muitas crianças em casa, obviamente tem um ressentimento e aproveita as circunstâncias frágeis do Governo para fazer a exigência, é natural, mas eu preferia que fizessem um sacrifício, deixar passar esta semana tranquilamente porque nós estamos a fazer um esforço junto do Banco Mundial e outros parceiros, incluindo a União Europeia, e fazemos um apelo para que, logo a seguir às eleições haja injecção de algum capital no país para que novo Governo instalado possa fazer o pagamento dos salários», disse Ramos-Horta.


«Um Representante Especial tem que ser alguém que, além de grande político seja um grande burocrata. Sobretudo tem que ter um grande coração, entender o povo, saber trabalhar com o Governo e outros para ajudar o povo guineense», adiantou.


Nomeado a 1 de Janeiro de 2013, o antigo Presidente Timor-Leste e Nobel da Paz chegou ao país a 13 de Fevereiro, substituindo o Ruandês Joseph Mutaboba.

domingo, 27 de abril de 2014

Pedro Pires defende novas gerações de políticos e de militares

O ex-presidente cabo-verdiano Pedro Pires afirmou hoje à agência Lusa ser "crucial" que o regime político guineense deixe de estar sob tutela militar e se transforme num civil, abrindo-se portas a novos ciclos liderados por novas gerações.

Pedro Pires defende novas gerações de políticos e de militares

Em declarações à Lusa, Pedro Pires, antigo comandante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), lembrou que os novos dirigentes políticos saídos das legislativas de 13 deste mês "não está implicada" em conflitos ou em assassínios políticos do passado.

"Há o fim de um ciclo político. Saem dessas eleições direções encabeçadas por uma outra geração de políticos, que não está implicada nem nos conflitos, grandes ou pequenos, nem nos assassinatos políticos. É uma nova direção, uma nova oportunidade", sustentou Pedro Pires, presidente de Cabo Verde entre 2001 e 2011.

Incluindo nessa geração o novo líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, vencedor das legislativas, e outros de alguns partidos guineenses, Pedro Pires defendeu que a "provável" eleição de José Mário Vaz na segunda volta das presidenciais - concorre contra Nuno Nabiam - vai permitir abrir um novo ciclo político no país.

"Esta nova geração abre um novo ciclo político: primeiro, porque é nova e não tem conotações nem responsabilidades nos atos praticados antes. A provável eleição de José Mário Vaz também vai no mesmo sentido de uma nova geração, que não está implicada com os atos de violência. Com a próxima eleição presidencial, fecha-se, de facto, o ciclo político anterior e abre-se um novo".

Para Pedro Pires, porém, tal não é suficiente.

"É fundamental que se feche também o ciclo militar. O que significa isso? É reformar os atuais dirigentes das Forças Armadas, conferir-lhes uma pensão digna, mas que voltem para casa. Fechar o ciclo militar significa a substituição da atual liderança das Forças Armadas", sublinhou.

"Substitui-la por uma liderança mais esclarecida, mas de acordo com as ideias do Estado de Direito, com as normas do Estado de Direito, uma nova geração com cultura institucional, que respeite o Estado de Direito e se submeta à vontade popular e aos resultados eleitorais", sustentou.

Nesse sentido, o primeiro chefe de Governo do Cabo Verde independente (1975/91), que está a prefaciar um livro de memórias sobre Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau (1974/80), insistiu na ideia de que é "crucial" mudar a atual liderança militar.

"É crucial que o regime político guineense deixe de estar sob a tutela militar e é essencial que se transforme num regime civil. Para isso, será necessário a mudança da atual liderança militar", defendeu.

"A nova perspetiva, a nova esperança e as novas possibilidades para a Guiné-Bissau passam, primeiro, pelo encerramento do ciclo político, que já se está a fazer com o início de um novo sob a direção de novas personalidades, de uma nova geração, e, também, pelo fim do ciclo militar e início de um novo, com novas lideranças, jovens, que têm formação e que estejam integrados no espírito que rege o Estado de Direito", sintetizou.

Pedro Pires destacou também a "admiração" que tem pelo povo guineense, sobretudo pela "paciência" que tem demonstrado ao longo dos sucessivos incidentes e eleições no país.

"Nestas eleições, o povo da Guiné-Bissau foi impecável, e tem sido impecável", referiu.

Se os homens políticos da Guiné-Bissau tiverem necessidade de uma referência, de uma inspiração, acho que o povo guineense pode ser, de facto, a fonte dessa inspiração. O comportamento do povo, a sua esperança, fé, paciência é notável", concluiu.

JOSÉ MÁRIO VAZ EM PRIMEIRO LUGAR E NABIAN EM SEGUNDO, FOI A ORDEM SORTEADA PARA OS BOLETINS DE VOTO

              
José Mário Vaz em primeiro lugar e Nuno Nabian a seguir foi a ordem sorteada ontem para os boletins de voto da segunda volta presidencial na Guiné-Bissau, anunciou a Comissão Nacional de Eleições.

Dificuldades obrigam os media a "vender-se" a candidatos

As dificuldades financeiras na Guiné-Bissau estão a fazer com que alguns órgãos de comunicação social se estejam a "vender" aos candidatos às eleições e sejam alvo de manipulação, denuncia o sindicato dos jornalistas do país.

Dificuldades obrigam os media a vender-se a candidatos

As eleições legislativas e presidenciais realizaram-se a 13 de abril e o PAIGC elegeu a maioria dos deputados do parlamento enquanto a corrida ao palácio presidencial vai decidir-se numa segunda volta a 18 de maio.

A poucos dias do início da campanha há um "quadro de dificuldades financeiras em que alguns órgãos se estão a vender", referiu Mamadu Candé, presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) à agência Lusa.

Aquele responsável aponta como exemplo situações em que os candidatos pagam um valor diário aos jornalistas para que os acompanhem em determinadas ações - caso contrário, podem não ter meios para o fazer.

"Um candidato leva consigo o jornalista e paga-lhe um ?per diem'. Isto não tem nenhuma independência nem objetividade. Há riscos enormes" para a tarefa de informar o público, destaca Mamadu Candé.

Artigos de opinião a favor de um ou outro candidato apresentados como sondagens e candidaturas que dominam a informação de alguns órgãos foram outras das situações verificadas nas semanas que antecederam a votação de 13 de abril.

"A comunicação social teve de comprometer a sua independência em troca da sobrevivência financeira" durante a campanha, concluiu na altura o relatório da missão eleitoral da União Europeia (UE) que analisou alguns dos casos.

"Os órgãos de comunicação públicos e privados cobriram o processo eleitoral com condições financeiras extremamente difíceis, o que influenciou a sua capacidade de oferecer uma cobertura equilibrada e imparcial, pondo em causa o pleno gozo da liberdade de imprensa", destacou-se no documento.

No caso do setor público, uma greve calou a televisão e rádios nacionais durante vários dias - afetando inclusivamente a transmissão dos tempos de antena.

Apesar de a situação estar, por agora, pacificada, Mamadu Candé realça que os trabalhadores dos órgãos públicos têm entre quatro a seis meses de salários em atraso, a que se somam alguns subsídios por pagar.

O presidente do Sinjotec faz um apelo à solidariedade dos parceiros internacionais da Guiné-Bissau para que possam ajudar de imediato os órgãos de comunicação social e jornalistas com dinheiro ou equipamento.

"Com o governo não podemos contar, já deram exemplos de que não têm interesse nisso. Dos parceiros da Guiné-Bissau precisamos da solidariedade de todos, senão vamos ter uma comunicação social dependente dos candidatos", realçou.

Os órgãos de comunicação social guineenses receberam nas últimas semanas apoio material das Nações Unidas e os meios estatais beneficiaram de ajuda financeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

No entanto, Mamadu Candé receia que o auxílio concedido não esteja à altura da responsabilidade dos "media" para "criação de um clima de paz e tranquilidade que o povo merece e precisa de ter".

As eleições presidenciais na Guiné-Bissau vão ser decididas a 18 de maio num segunda volta entre José Mário Vaz, ex-ministro do PAIGC, e Nuno Nabian, independente apoiado por figuras do PRS, principal partido da oposição.

sábado, 26 de abril de 2014

Resultados Eleitorais GB/PUSD : Carmelita Pires agradece e informa sua posição em conferencia de imprensa

Compatriotas, Familiares e Amigos,

Sobre os resultados das Eleições Gerais, antes de qualquer pronúncia, quis possuir e analisar os resultados oficiais, a sua consonância com o dito sistema eleitoral melhorado e verificar se constavam devidamente todos os votos, válidos e invalidados. Sobretudo porque o PUSD foi votado nos 10 círculos dos quais foi excluído pelo STJ vendo-se, todavia, inserido nos boletins de voto. Considero que assiste ao partido o direito fundamental de informação.

Partilho a Conferência de Imprensa que dei sobre o assunto:


http://palantandanoterra.blogspot.com/2014/04/conferencia-de-imprensa_25.html

Aqui chegados, agradeço aos que me foram acompanhando, encorajando com palavras de muito apreço e com gestos significativos, inclusive depositando em mim a esperança e a confiança em ideais comuns. Um Muito Obrigado a todos e a todas.

Confiante em NÓS, aguardo o melhor para este meu/nosso país, certa que serei coerente e fiel ao sonho promissor de um país com regras e critérios, e aos valores e princípios do «PA LANTANDA NÔ TERRA».

Carmelita

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PRS apoia o independente Nuno Nabiam na segunda volta

Bissau - No final da sua reunião da Comissão Política Nacional, realizada a 23 de Abril em Bissau, o Partido da Renovação Social (PRS) decidiu dar o seu apoio ao candidato independente Nuno Nabiam para a segunda volta das eleições Presidenciais, marcada para 18 de Maio.

A notícia foi avançada por fontes partidárias do PRS: «Como é óbvio, decidimos apoiar a candidatura de Nuno na segunda volta», revelou.


Sem avançar mais detalhes, a mesma fonte manifestou-se confiante na vitória do candidato escolhido pelos militares e apoiado anteriormente por Koumba Yala durante a primeira volta destas eleições.


Com poucas vantagens para segundo turno do pleito, Nuno Nabiam teve maior número de votos em apenas duas regiões do país, nomeadamente na região de Tombali e Oio, onde arrecadou 12.492 votos e 41.229 votos, respectivamente. José Mário Vaz (JOMAV) obteve 10.230 votos em Tombali e 29.219 votos em Oio.


Em relação a Abel Incada, candidato escolhido pelo PRS, o empresário obteve nestas localidades pouco mais de cinco mil votos, na região de Tombali, e também pouco acima dos cinco mil votos na região de Oio.


Em termos globais apenas 43.890 cidadãos guineenses acreditavam em Abel Incada para ser Presidente, enquanto Nuno Nabiam mereceu a confiança de 156.163 eleitores na primeira volta, perante um universo de 257.572 cidadãos eleitores guineenses que apostaram em JOMAV para Presidente da República, o que corresponde respectivamente a 6,97% para Incada, 24, 79% para Nabiam e 40, 89% para JOMAV.


Ainda não oficial, a posição do PRS em apoiar Nuno Nabiam é do conhecimento do PAIGC, que uma fonte partidária do partido vencedor das Legislativas de 13 de Abril disse não ser uma surpresa.


A escolha de Nuno Nabiam por Koumba Yala como candidato independente a estas eleições era ponto de discórdia entre o PRS e o seu líder fundador, o que levou à indigitação de Abel Incada como candidato oficial do partido à primeira volta.

O presidente da (LGDH), Luís Vaz Martins denuncia terceiro caso de guineenses mortos ou desaparecidos em Angola

Bissau, 25 abr (Lusa) - O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Luís Vaz Martins, disse hoje à agência Lusa que subiu para três o número de casos de guineenses mortos ou desaparecidos em Angola em circunstâncias por apurar.

Mamadu Bobo Baldé, 45 anos, foi detido a 11 de março pelas autoridades angolanas e 12 dias depois encontrado morto na cela de uma esquadra de polícia, adiantou a LGDH com base em informações de familiares.

A vítima era um engenheiro civil guineense que residia com a família em Portugal e fazia prospeção de negócios em Angola, onde as autoridades dizem que a morte foi causada por malária cerebral, acrescentou.

No entanto, a Liga queixa-se de o caso não estar esclarecido e de haver indícios de violação dos direitos humanos.

A situação junta-se à da morte em circunstâncias por explicar de António Maurício Bernardo numa das celas na 23ª esquadra da Polícia Nacional de Angola a 19 de março.

Está igualmente por apurar o desaparecimento desde julho de 2012 da jornalista Ana Pereira, conhecida por Milocas.

Estes dois últimos casos já tinham sido recordados pela LGDH numa carta aberta dirigida a 28 de março ao Procurador-Geral da República (PGR) de Angola e em que o organismo pediu a abertura de "inquéritos urgentes, transparentes e conclusivos" sobre as situações.

"Até hoje não houve reação", lamentou Luís Vaz Martins.

A sequência de casos pode indiciar "uma espécie de perseguição aos cidadãos guineenses em Angola, eventualmente por parte das autoridades, que fazem as detenções, e outras forças ocultas naquele país", acrescentou.

Face ao cenário, o presidente da LGDH considera que as autoridades deviam assumir "uma posição musculada" para resolver os casos e afastar "qualquer responsabilidade que possa depois ser imputada ao próprio Estado angolano".

Uma "angústia muito grande" enche os dias de Zaida Pereira, residente em Bissau, irmã da jornalista guineense desaparecida há quase dois anos.

"Todas as hipóteses continuam em aberto. Gostávamos de saber como obter informação, qualquer coisa, do lado de Angola" sobre o paradeiro de Ana Pereira, referiu à Lusa.

"É como se se tivesse aberto um buraco e ela tivesse desaparecido", acrescentou Zaida.

A antiga jornalista da Rádio Difusão Nacional e proprietária de um jornal em Bissau é conhecida de Mamadu Candé, presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) da Guiné-Bissau, que aponta o dedo ao próprio país.

"Há uma fraca intervenção das autoridades de transição", referiu.

"Quem devia estar mais implicado nisso eram os responsáveis guineenses, mas há lentidão e desinteresse", concluiu.

Lusa

quinta-feira, 24 de abril de 2014

“Intervenção política na administração pública - contributos para reflexão" Artigo de Luís Vicente

 

Resultados finais das eleições na Guiné sem reclamações oficiais

Os resultados confirmam os resultados já anunciados, com o PAIGC a conquistar uma maioria absoluta de 57 lugares no parlamento e com a corrida à presidência a ser decidida numa segunda volta entre José Mário Vaz e Nuno Nabian.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau publicou ontemos resultados definitivos das eleições legislativas e presidenciais (primeira volta), ambas realizadas a 13 de abril e sem qualquer reclamação oficial, anunciou o presidente do organismo, Augusto Mendes.

"Não houve nenhuma reclamação oficial", referiu Augusto Mendes, presidente da CNE, para quem o processo eleitoral "decorreu com toda a normalidade e até superou as expectativas".

Augusto Mendes falava ontem na sede da comissão onde foram distribuídos os resultados definitivos para publicação em edital e lidos em voz alta, região por região, pelo próprio presidente durante cerca de uma hora.

De acordo com os números finais, as taxas de abstenção foram as mais baixas de sempre na história do país, com 11,43% nas eleições legislativas e 10,71% na votação para a presidência.

Augusto Mendes confirmou ainda 18 de maio como a data da segunda volta presidencial entre o candidato mais votado, José Mário Vaz, do PAIGC, e Nuno Nabian, independente que contou com o apoio de figuras do PRS - como o ex-presidente Kumba Ialá.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Balança comercial com a UE melhorou 3,6 por cento

A balança comercial entre a União Europeia e a Guiné-Bissau melhorou para a Europa em 3,6 por cento no ano de 2013.

Segundo o Eurostat, a balança registou um saldo positivo para a UE de 101,7 milhões de euros: os 28 países-membros da UE exportaram 103,228 milhões de euros em bens e serviços durante 2013, enquanto a Guiné-Bissau exportou para a Europa 1,4 milhões de euros.

Portugal foi o país que mais exportou para a Guiné-Bissau, num total de 70,2 milhões de euros, tendo importado apenas 184 mil euros. A balança comercial ficou, assim, nos 70 milhões de euros.
Segue-se a Espanha, que vendeu 9,2 milhões de euros e comprou um milhão.

Funeral de Estado de Kumba Ialá marcado para sexta-feira

Guiné-Bissau: Funeral de Estado de Kumba Ialá marcado para sexta-feira

O funeral com honras de Estado do ex-presidente da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, está marcado para sexta-feira, na Fortaleza da Amura, disse à Lusa fonte do Governo de transição.

Segundo Idelfrides Fernandes, secretário de Estado das Comunidades e presidente da comissão criada pelo Governo para as cerimónias fúnebres, o corpo de Ialá deve sair da sua residência às 11:00 (12:00 em Lisboa) para a sede do Partido da Renovação Social (PRS) onde será homenageado.

Segue depois para a Assembleia Nacional Popular para uma nova cerimónia de homenagem, esta aberta ao público.

O cortejo fúnebre continua pelas 16:00 para a Fortaleza da Amura onde funciona o Estado-Maior das Forças Armadas e onde estão sepultadas as figuras de proa do Estado guineense, nomeadamente os antigos presidentes da República.

«O local onde será sepultado o corpo já está aberto na Amura», precisou Idelfrides Fernandes, adiantando não ter qualquer indicação sobre a presença de dignitários estrangeiros nas cerimónias.

O governante indicou contudo que a família pretende iniciar as cerimónias tradicionais de «toca choro» (evocação da memória do defunto) no mesmo dia em que é realizado funeral.

Kumba Ialá morreu com 61 anos a 04 de abril, vítima de doença súbita.

Lusa

segunda-feira, 21 de abril de 2014

PAIGC discute formação do Governo

OS órgãos directivos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) iniciaram, ontem, discussões para a formação do próximo Governo bissau-guineenses, após a sua vitória por maioria absoluta nas eleições gerais de domingo.

"Dessas reuniões devem sair indicações muito claras daquilo, que deverá ser o comportamento do Presidente do partido no processo de auscultação de todas as sensibilidades da sociedade guineense" para constituição do próximo Governo, referiu o líder do partido Domingos Simões Pereira, que deverá ser indicado pelo partido para chefiar o próximo Governo da Guiné-Bissau.

O PAIGC conquistou nas eleições legislativas de domingo 55 dos 102 lugares da Assembleia Nacional Popular, quando ainda faltam apurar dois lugares pela diáspora.

No mesmo dia, o país votou para as eleições presidenciais e o candidato do PAIGC, José Mário Vaz (Jomav), foi o mais votado, mas ficou abaixo dos 50 por cento necessários para assumir o cargo, sendo necessária uma segunda volta a 18 de Maio próximo com o candidato independente Nuno Nabian.

UA AVISA

Jomav, reagindo aos resultados eleitorais, pediu "mais confiança" para reforçar a votação na segunda volta e rejeitou qualquer atrito com as forças armadas bissau-guineenses, cujas interferências com a política têm levado a sucessivos golpes de Estado ao longo dos anos no país.

"Diz-se que os militares são contra nós, se chegarmos à presidência. Mas o que nós dizemos é que os militares são nossos irmãos, amigos e familiares", sublinhou, confiante em que ninguém atacará os candidatos do PAIGC e prometendo lutar por entendimentos se chegar à presidência.

Entretanto, a União Africana (UA) lançou um aviso a "potenciais agitadores" para que não perturbem o processo eleitoral na Guiné-Bissau, caso contrário, serão responsabilizados, refere uma declaração do Conselho de Paz e Segurança da UA ontem divulgada.

A declaração sobre a Guiné-Bissau, que não detalha quem são os "potenciais agitadores", foi disponibilizada na Internet depois de aprovada no 429.º encontro do Conselho de Paz e Segurança da UA realizado quarta-feira na sede da organização em Addis Abeba, na Etiópia.

Assim que o novo Presidente seja empossado, a Guiné-Bissau será convidada "a retomar a participação nas actividades da UA", refere-se ainda na declaração.

Opinião: Guiné-Bissau. um país refém do cartel militar e do narcotráfico artigo publicado no Jornal I

 

PAIGC ganha os dois deputados da diáspora e amplia maioria absoluta

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) conquistou os dois deputados eleitos pela diáspora na votação de domingo para as legislativas na Guiné-Bissau, anunciou hoje a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O PAIGC terá assim uma maioria absoluta de 57 deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP).

Os restantes partidos eleitos para o parlamento guineense foram o Partido da Renovação Social (PRS) com 41 deputados, o Partido da Convergência Democrática (PCD) com dois e ainda o Partido da Nova Democracia (PND) e a União para a Mudança (UM) com um deputado cada.

sábado, 19 de abril de 2014

Principal partido da oposição (PRS) reconhece vitória do PAIGC.


Bissau - O Partido da Renovação Social (PRS), segundo partido mais votado nas eleições legislativas da Guiné-Bissau, aceitou hoje, sexta-feira os resultados do escrutínio e felicitou o PAIGC como o vencedor.

Em conferência de imprensa num hotel de Bissau e na presença do representante das Nações Unidas, José Ramos-Horta, o diretor da campanha do PRS, Baltazar Cardoso, anunciou a aceitação dos resultados "dentro de um espírito democrático".

Baltazar Cardoso disse que o PRS felicita e apoia o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) reconhecendo que o povo lhe confiou a maioria (no parlamento) para que nos próximos quatro anos esteja a frente dos destinos da Guiné-Bissau, observou o dirigente, merecendo palmas da assistência. 

O PRS tem 41 deputados enquanto o PAIGC conta com 55 mandatos, numa altura em que faltam ainda apurar quem ficará com os dois mandatos relativos aos círculos da emigração, ou seja, África e Europa. 

Dirigindo-se ao partido maioritário no futuro parlamento, Baltazar Cardoso afirmou que o PRS oferece "a sua boa vontade" para colaborar com o PAIGC"em nome dos superiores interesses" dos guineenses. 

O director da campanha do PRS enalteceu o facto de todo o processo ter decorrido "com transparência" e destacou ainda os apoios da comunidade internacional que agradeceu. 

O partido vai reunir-se nos próximos dias para tomar uma posição sobre a segunda volta das presidenciais que vão ser disputadas entre José Mário Vaz, apoiado pelo PAIGC e Nuno Nabian, independente, adiantou Baltazar Cardoso.

UNICEF investe para 30 mil famílias da Guiné-Bissau

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vai apoiar projetos para melhorar a qualidade da água, saneamento e higiene de 30 mil famílias da Guiné-Bissau, anunciou hoje a organização em comunicado.

O investimento de 131 mil euros vai ser aplicado no prazo de 10 meses em três regiões (Cacheu, Oio e Tombali) e em parceria com organizações não-governamentais (ONG) locais.

O acordo de parceria com quatro ONG foi assinado hoje na delegação da UNICEF, em Bissau.

O investimento prevê a construção de instalações sanitárias melhoradas, criação de comités de água (para garantir sistemas sustentáveis e de abastecimento de água) e ainda a implementação de clubes de saneamento escolar em 56 escolas.

"Estes componentes principais visam a redução das taxas de mortalidade e morbidade infantil", destaca a UNICEF em comunicado.

Segundo dados das Nações Unidas, por cada sete crianças que nascem na Guiné-Bissau pelo menos uma morre antes dos cinco anos.

Uma em cada quatro sofre de má nutrição crónica e 76% das crianças guineenses não existem oficialmente porque nem sequer são registadas.